sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Jogando a toalha

Antenor Pereira Giovannini (*)

Prestes há completar 64 anos estou jogando a toalha.

Não da vida porque afinal ainda tenho uma criaturinha de 7 anos para cuidar.

Mas, de rabiscar, conceder pitacos, reclamar, opinar, criticar, de ser repetitivo, dar murro em ponta de faca sem sucesso, enfim, de ser um velho chato para alguns, sobre o que ocorre em nosso País, seja que âmbito for federal, estadual ou municipal.

Chega!Basta! .

Nada adianta, nada muda, muito pelo contrário, a coisa a cada dia piora e não se observa nenhum esforço em mudar. Há uma passividade, uma aceitação generalizada por tudo que ocorre sem que haja por parte da sociedade indignação que faça com que algo seja feito.

Cansei de ficar expondo de várias maneiras minha indignação, chegando a ficar com pressão alta com tamanha indiferença, com qual objetivo?Nenhum... Ninguém lhe ouve, ninguém quer que as coisas mudem...
Vou me juntar aos milhões que deixam o barco rolar e pensar unicamente no umbigo próprio.

Um grande amigo de há muito largou de mão e apesar de querer me convencer do contrário e persistir em querer escrever, rabiscar, pleitear, nada acontece. Ele tem razão. Vivemos numa sociedade hipócrita e acomodada e que concorda com tudo que ocorre de forma geral.

A nível federal é um absurdo atrás do outro e nada muda. Seis ministros foram afastados por corrupção. O que aconteceu com eles?  Nada, absolutamente nada. Ninguém foi preso, o dinheiro desviado continuou desviado e as pessoas ou empresas favorecidas por ações dessas pessoas também nada sofreram . Um dos exemplos.

Um “de menor” assalta uma residência, estupra mãe, filha, fica 6 horas causando pânico a ambas. É preso. Para daqui há 1 ou 2 anos estar solto. Pior que isso o governo assina concordando que tais “de menor” tenham também direito a visitas intimas. Fim da picada.

Um político é assassinado. Depois de alguns anos sabe-se que 6 pessoas envolvidas direta ou indiretamente dentro do processo também foram assassinadas. Em qualquer País sério haveria uma investigação rigorosa para entender o que de fato ocorreu. Passaram-se 10 anos e ninguém sabe de nada e observa-se alguém alegar que as outras mortes foram "coincidências". Não tem nem que comentar.

No Estado temos um senador que possui um rosário de processos e mesmo assim, consegue voltar ao senado tendo ao seu lado correndo uma tal lei de “Ficha Limpa” para que políticos tenham direitos a alçar os cargos elegíveis se estiverem nessas condições.Uma esculhambação.

O governo chega a ponto de pedir para que MP investigue um suposto estupro num programa exibido em canal aberto e assistido por milhões de pessoas. Investiga o suposto estupro, mas não investiga se um tipo de programa desse nível não deveria ser retirado do ar e fim de papo. Não. Essa preocupação não existe. Tentativa de estupro ou estupro é crime, mas passar pornografia em canal aberto não é...

Voltar para casa e encontrar a mesmice na cidade. Fazer uma caminhada de 3 km cidade /bairro se torna um sacrifício não pela distancia, mas pelas vezes que você fica andando ora na calçada, ora na rua, ora na calçada, ora na rua. Ora, por quê? Porque não temos calçadas e nossas autoridades não se interessam em ajeitar essa situação. Pelo menos em uma rua para mostrar algum interesse. Isso o obriga a ficar com um olho na rua e outro no carro, na moto, na bicicleta porque podem lhe atropelar e quando você anda na calçada o cuidado é redobrado porque uma calçada tem degrau, a outra desnível, a outra tem uma árvore e qualquer descuido pode ser senão um tombo, uma entorse ou até uma fratura. Isso pelos simples fato de caminhar por 3 km.

Adianta falar, escrever, postar em blogs, nada muda, Não há sensibilidade. A tal acessibilidade tão falada em nível de propaganda jamais chegará à nossa região. Nossos administradores não sabem o que é isso e não tem vontade de executar um passo para melhorar essa e outras tantas situações.

São apenas alguns exemplos pincelados lá e cá que demonstram que são repetições das repetições e que vão apenas tendo novas roupagens, novos cenários.

Por isso, jogo a toalha. Incorporo-me ao time do deixa pra lá e vou tomar conta do que ainda resta da minha vida que é o melhor que eu faço.

O blog continua apenas deixando de ter artigos pessoais e notas ao final de alguns textos comentando a minha opinião.

A maioria é soberana. Querem continuar assim, continuem...

(*) Aposentado, e agora comerciante e morador em Santarém (PA)

4 comentários:

  1. Edilberto Sena21/1/12 11:46

    Antenor, Antenor...
    O papel do profeta é árduo, mas é função dele profetizar. Leia o profeta Jeremias e entenderá que o profeta é tentado a fugir, mas não pode. Água mole em pedra dura tanto bate até que fura, diz o ditado.
    Não pode largar a batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clei Chaves21/1/12 17:14

      Sr. Antenor,

      E quem não joga a toalha de vez em quando??? Somos humanos...Mas o que nos diferencia de pessoas comuns e acomodadas é justamente o saber a hora de pegá-la novamente e com muito mais certezas e sabedoria....
      Há muito pouco tempo joguei a toalha.....foram tantos problemas, saúde ( nódulo no seio), trabalho, pessoais.... Sinceramente joguei a toalha e me joguei também, mas por fazer parte do time de pessoas diferentes, com a força de amigos e de profissionais, demos a volta por cima....peguei minha toalha, valorizei-a mais ainda, está linda, toda bordada....florida, colorida, alegre....
      Comparo a vida como um jogo de quebra cabeças...para todo mundo...arrumamos as peças e de repente elas se mexem e ficam meio bagunçadas, mas temos que arrumá-las sempre novamente e vai até ficando mais fácil com o tempo...
      Espero que já tenha pegado sua toalha , e se precisar, como eu precisei,...conte comigo!
      Como dizia Martin Luther King, não é o medo dos corruptos que o assutava, mas quando os homens de bem silenciava.....

      Grande abraço

      Clei Chaves

      Excluir
  2. Duvido que consigas ficar por muito tempo assim,Sr.Antenor.
    Por enquanto se muito com que se indignar, muito para ser e fazer diferente e um chão imenso para encontrar aqueles que querem seguir um caminho melhor!
    Acredito que ao seu lado existem pessoas que fazem valer a pena você ser e agir como és!

    ResponderExcluir
  3. Olavo das Neves23/1/12 22:53

    Meu Caro Amigo Antenor,

    Com todo respeito e liberdade que tenho com você, devo dizer que esse não é o melhor exemplo para a pequena Giovana.
    Tenho certeza que o orgulho dela, no futuro, será lembrar daquele pai presente e que não veio nesse mundo à passeio, muito menos de férias.
    Em muitos momento temos vontade de jogar a toalha mesmo, porém, se jogou, trate de juntar, e vamos adiante.
    Você pode não perceber, mas atesto, com fiel certeza, que você tem contribuído sim para uma realidade melhor, onde seus comentários, mesmo ácidos em alguns casos, nos fazem refletir, formando opiniões que, muitas vezes, se traduzem em ações, ainda que lentas, necessárias.
    Deus conosco!

    Seu amigo Olavo das Neves

    ______________________________________________________

    "Não se queixe do mundo.
    O mundo não é mau.
    Os homens é que não conseguiram ser bons.
    Mas da lama imunda nasce a pureza dos lírios.
    E também daquilo que nos parece mau e impuro pode surgir a luz mais sublime.
    Repare que a luz não suja, mesmo quando é refletida pelo pântano.
    Procure ter apenas pensamentos bons, porque eles não serão maculados, nem mesmo quando refletidos em ambientes menos puros."
    (Autor Desconhecido)

    ResponderExcluir