quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Divisão do Pará (42)

Acabo de assistir ao Jornal Nacional onde o seu JN no Ar esteve em Santarém fazendo uma reportagem dos motivos que este lado do oeste do Pará luta por sua emancipação do estado.

Lamentável. Apenas podemos dizer disso dos quase 3 minutos de reportagem.

Uma mediocridade exposta pela jornalista Cristina Serra que ou não entendeu o espírito da coisa, ou de má fé induziu o assunto para coisas que nada dizem o porquê da necessidade da divisão.

Incluir na reportagem visita à empresa Cargill em nada, absolutamente nada agrega ao assunto. 
Deveria a repórter saber que a empresa exportadora por estar incluído na lei Kandir em nada de significativo em termos de renda traz para a região além dos empregos diretos. Qual a necessidade em mostrar a empresa? Nesse caso porque não esteve em uma das mineradoras e apresentou seus trabalhos infinitamente maiores que da exportadora de grãos se o foco era a geração de renda na região?

Visitar um bairro onde muitas famílias vivem em palafitas em nada pode querer demonstrar que a emancipação trará alguma mudança e que isso não possa ser um problema muito mais do âmbito  municipal do que do estadual.

Uma nulidade a meu ver onde as questões de infra-estrutura da região, a falta de estradas, as questões estaduais na educação, ou na saúde (onde mostrou apenas que uma senhora precisa ir a Belém tratar de um assunto de visão), deixaram de ser expostas com números e com dados muito mais concretos que fazem com que o oeste anseie essa divisão.

Bastaria incluir que o estado possui tão somente 1800 km de estrada rodoviária sendo que na região oeste temos tão somente 150 km. Apenas essa citação salvaria a reportagem para pelo menos mostrar o descompasso do abandono que sofremos.

Pura perda de tempo e munição para quem quer aproveitar para fazer a campanha do Não.

3 comentários:

  1. O senhor escreve muito bem :)

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que não entrevistarão o MÃO DE FERRO da Cargill Santarém.
    SAntareno

    ResponderExcluir
  3. Rabiscos do Antenor1/12/11 13:33

    Caro leitor SAntareno
    Obrigado pela audiência.
    Como expus no texto totalmente sem nexo a inclusão da ex-empresa na reportagem , quando deveriam focar os reais objetivos do nosso pleito pela divisão.
    Desconheço quem seja o MÃO DE FERRO da ex-empresa.

    Rabiscos do Antenor

    ResponderExcluir