domingo, 20 de março de 2011

Soja e mais soja

Mais produção e exportação de soja

A soja já começou a ser colhida nos principais estados produtores do Brasil e a safra deve avançar 2,3%, possibilitando exportações maiores.
Levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) indica uma colheita de 70,3 milhões de toneladas no Brasil este ano.

O aumento da exportação do complexo soja (farelo, grão e óleo), em volume, deve ficar próximo a este crescimento de safra, segundo o secretário executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Fabio Trigueirinho.
A estimativa da instituição é de 3,4%. Já a receita com exportações do complexo deverá avançar de US$ 17,2 bilhões na safra passada para US$ 21,8 bilhões nesta, com c rescimento de 26,7%, segundo a Abiove, impulsionado principalmente pelos preços elevados no mercado internacional. E a instituição prepara ainda uma revisão da estimativa de exportações de grãos para cima, segundo Trigueirinho, o que vai elevar a previsão de receitas do complexo.

Trigueirinho acredita, inclusive, que os preços da commodity devem continuar altos pelo menos até janeiro do ano que vem, com apenas pequenas oscilações para cima ou para baixo. Ele lembra que as safras do Brasil e Argentina já estão praticamente definidas, mas que Estados Unidos ainda vão plantar a sua safra, lá por maio e junho. A colheita norte-americana ocorre por volta de setembro.
Os três países formam o grupo de maiores produtores de soja do mundo e os seus desempenhos têm peso importante sobre os preços da commodity.

Trigueirinho crê que cerca de 50% da safra brasileira deve ter sido comercializada. A colheita já iniciou em janeiro no Mato Grosso, mas está começando em estados como Paraná e Rio Grande do Sul, grandes produtores junto com o estado da região Centro-Oeste.
Segundo o gerente de levantamento e avaliação de safras da Conab, Carlos Bestetti, o Mato Grosso é o que mais costuma fazer comercialização adiantada, de soja verde. De acordo com ele, a soja colhida no estado já começou a ser exportada para destinos como Holanda, Reino Unido e Noruega.

No Brasil houve ampliação da área plantada com soja, em 2,4% para 24 milhões de hectares, segundo levantamento divulgado no dia 10 de março pela Conab.
De acordo com o gerente da Conab, o que motivou o aumento de área foi o preço elevado da commodity e o fato de que, em 2009, mesmo em época de colheita, as cotações caíram. Os produtores, segundo ele, plantaram mais acreditando que isso se repetiria em 2011.

A facilidade de venda da soja, por ser uma commodity, também impulsiona o investimento maior dos agricultores na cultura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário