domingo, 20 de março de 2011

Santarém nem sabe que existe

Curso mostra como piscicultura pode gerar renda

O Sebrae no Piauí, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), realizou nos primeiros dias de março um curso de Piscicultura Básica em Palmeirais, cidade localizada a 108 quilômetros ao sul de Teresina.
Durante o curso, que aconteceu na sede da Associação dos Trabalhadores do Assentamento Barreirinha, na zona rural daquela cidade, foram abordados temas como condições necessárias à prática da piscicultura, espécies cultivadas, ecologia, preparação de viveiros e qualidade da água.

O treinamento, teve duração de 24 horas, sendo ministrado pelo engenheiro agrônomo João Rodrigues de Azevedo Filho e se dividiu em aulas práticas e teóricas.
A capacitação foi uma demanda dos produtores ligados à Associação dos Trabalhadores do Assentamento Barreirinha, que estão em busca de mais informação e conhecimento sobre piscicultura.

Capacidade de produção
A Associação dos Trabalhadores do Assentamento Barreirinha possui uma área de quase 10 mil metros quadrados de tanques construídos e tem grande potencial para criação de peixes.

Com a estrutura já existente, a capacidade de produção de pescado na localidade é de 12 mil quilos por ano, o que deve gerar faturamento bruto em torno de R$ 60 mil. “Pretendemos dinamizar a piscicultura na região, repassando as modernas técnicas de produção de peixes em viveiros escavados. A intenção é fazer com que a produtividade aumente e a qualidade do pescado melhore, para proporcionar um padrão de vida mais elevado às 15 famílias envolvidas no processo”, explica o gerente de Atendimento Coletivo - Agronegócios do Sebrae no Piauí, Francisco Holanda.

Outros cursos estão previstos para acontecer em Palmeirais, promovidos pelo Sebrae no Piauí. Os treinamentos em Associativismo e Gestão Ambiental serão realizados ainda no primeiro semestre de 2011. Saiba como o Sebrae atua na área de aquicultura e pesca. 

Nota do Blog: Quando existe interesse, vontade, dinamismo, liderança e tendo à frente pessoas que entendem do riscado, com certeza as coisas saem e se evoluem em prol de pequenas/médias comunidades. Mas, aqui em Santarém não precisa, Todo mundo nasce sabendo e isso de fazer curso é coisa de gente atrasada .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário