sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Nordeste em expansão

Em franca expansão, a economia da região Nordeste do Brasil cresce acima da média nacional. De acordo com a consultoria pernambucana Datamétrica, o PIB regional deve crescer 7,7% em 2010, contra 7,1% esperados pelo mercado para o País.

Parte deste crescimento pode ser creditado ao aumento de renda da população nordestina, que também favoreceu a avicultura e a suinocultura da região.
Para o diretor executivo da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Fabiano Coser, é natural que, com mais dinheiro, as pessoas passem a consumir mais carnes, em especial a carne suína e a de frango, por serem mais baratas.

Coser acredita que o setor avícola da região está mais consolidado, com uma produção mais tecnificada, no entanto, faz uma grande aposta na suinocultura da região. "O crescimento da avicultura no Nordeste não deve ser alterado dos patamares atuais. Mas, estamos apostando no rápido crescimento do mercado de suínos", diz o diretor da ABCS.

"Estamos fazendo um Raio X da atividade na região, para saber o que existe de suinocultura no Nordeste, para então, identificar onde investir".
Segundo Coser, em 2011 será apresentado um panorama geral da suinocultura de toda a região Nordeste, que deverá ser incluída no Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS).

O projeto quer fomentar o consumo de carne suína não apenas nesta região, mas em todo o Brasil. "O levantamento da suinocultura nordestina é considerado estratégico pela ABCS, tanto pela importância do risco sanitário que a região representa, quanto pela relevância do mercado consumidor da região, que reúne 44 milhões de habitantes e um dos mais baixos índices de consumo de carne suína no País". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário