terça-feira, 30 de novembro de 2010

Palmeiras, mais que uma vergonha (4)

Recebemos de nosso assíduo leitor que assina Papai Noel o seguinte comentário a respeito do postado "Palmeiras, mais que uma vergonha (2). Papai Noel obrigado pela constante audiência.

Papai Noel disse...
Meu caro Antenor: segundo consta, no ano passado aconteceu a mesma coisa entre Corinthians e Flamengo. Eu não vi o jogo, mas é o que se comenta. Eu tenho algumas opiniões sobre esse assunto e não são diferentes das que você acabou de manifestar. Só vejo outro aspecto um pouco mais preocupante. Essa é a mentalidade que se instalou na sociedade brasileira: o culto à sacanagem. Sacanear os outros deixou de ser uma vergonha e passou a ser um valor moral. Afinal, quando um tema não interessa a uma determinada facção no congresso nacional, o que fazem os integrantes dela? Não comparecem para não dar "quorum" e, assim, não permitir que o assunto seja votado. Isso é muito diferente de um time entregar o jogo para não beneficiar outro? E o comportamento dos nada ilustres parlamentares ganhou o nome de "estratégia política". Nessa linha de raciocínio, emitir cheque sem fundos para ganhar tempo não é mais estelionato, nos termos do Código Penal. Passa a ser estratégia de negócios. Modificar o marcador de quilometragem do automóvel na hora de vender, não é desonesto, é estratégia de venda. E assim vamos.

Os dirigentes de futebol tratam do assunto como se fosse absolutamente normal e aceitável. Mais do que isso, incentivam, fazem coro com os facínoras e acabam estimulando as práticas. Assim como incitam os torcedores a nutrir esse ódio que substitui a saudável rivalidade. Ainda hoje o jornal trás a noticia de que dois torcedores do Cruzeiro, de Belo Horizonte, foram vítimas de um conflito entre torcedores dos dois principais inimigos na capital mineira. Um dos torcedores teve o crânio esmagado por barras de ferro e morreu. Será que o presidente do clube, que há poucos dias estava vociferando contra as armações contra seu time e armando o espírito dos torcedores, estava por ali, presente, no momento do conflito?

Eu entendo a tua indignação, mas, infelizmente, ela tende a se tornar cada vez mais ampla e não contra apenas os integrantes de um clube de futebol. Ela cabe no país inteiro.

Abraços

Papai Noel

Um comentário:

  1. Horácio de Aracajú1/12/10 22:14

    Perfeito Papai Noel . O que ocorre no esporte é o reflexo da sociedade como um todo. O levar vantagem em tudo se tornou comum e isso vai passando de geração em geração. Ninguém quer perder. Todo mundo quer ganhar e salva-se quem puder. O que ocorre no futebol é um grão de areia de uma massificação de podridão que vem aos poucos minando todo povo brasileiro. Parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir