sábado, 20 de novembro de 2010

Para ficar com inveja

Produtora de frutas do Nordeste quer parceria com países árabes

A Agrícola Famosa, uma das maiores produtoras de melão do Brasil, está interessada em formar parcerias no mercado árabe para exportar suas frutas.

Os melões e melancias da empresa já são embarcados para o Marrocos e Líbia. Agora, a companhia busca uma parceria com a Empresa Internacional de Investimento Agrícola e Alimentar (Agroinvest), da Arábia Saudita.

Representantes da Agroinvest estiveram no Brasil em outubro, numa missão de empresários liderada pelo ministro saudita da Agricultura, Fahad Abdulrahman Bal Ghunaim. Na ocasião, o ministro apontou o Brasil como um dos países-alvo para investimentos em agricultura para garantir a segurança alimentar da Arábia Saudita.

De acordo com Alexandre Junqueira Franco, do departamento de Comércio Exterior da Agrícola Famosa, a empresa está aberta para receber companhias sauditas e de outros países árabes para conhecer as fazendas e a produção.

A Agrícola Famosa conta com 5 mil hectares distribuídos pelos estados do Ceará e Rio Grande do Norte. O carro-chefe das exportações da empresa é o melão, com sete tipos diferentes, depois a melancia, que é produzida com e sem semente. Para exportação, a Agrícola Famosa produz também banana.

Segundo Franco, a companhia produz 230 contêineres de 20 toneladas por semana, o que varia entre 120 mil e 140 mil toneladas por safra. Da produção, cerca de 60% é destina da ao mercado externo, principalmente para a Europa.

Com 15 anos de mercado, a Agrícola Famosa, em época de safra, emprega 4 mil funcionários.

Entre os países compradores estão Reino Unido, Espanha, Holanda, Alemanha, Portugal, Rússia, Canadá, Estados Unidos e nações da América do Sul. "Durante a safra recebemos muitas visitas internacionais.

"Hoje mesmo estamos com um grupo da Espanha", afirmou Franco. Os contatos com importadores, segundo Franco, são feitos geralmente em feiras internacionais, principalmente na Europa. Além disso, a empresa costuma fazer anúncios em revistas nacionais e internacionais, que ajudam a divulgá-la.

No mercado interno, além das frutas, a companhia nordestina trabalha com produção de peix e, gado, aspargos, tomate e berinjela. (Agrícola Famosa-Agência de Notícias Brasil-Árabe) .

Nota do Blog: Isso serve para esse monte de babacas que infestam a nossa região impedindo o crescimento é achando que agronegócio é somente grãos e com isso nenhuma agricultura anda. Temos um porto na porta que serve apenas para fazer bosquinho e area de lazer, enquanto a cidade clama por emprego e renda.
O detalhe na nota acima é que a empresa em época de safra emprega até 4 mil trabalhadores. Mas, isso por aqui é detalhe. Trabalho é uma palavra em desuso. Importar é melhor e não dá trabalho. Para início de conversa as terras nem dos produtores são.Título de terra é coisa inimaginável então como é que se pode alçar voos com pensamentos e produção a nivel de exportação. Eta, Antenor. Deixa de viajar na maionese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário