domingo, 10 de janeiro de 2010

Irena Sendler


Alguns dias atrás o amigo Sérgio Sant'Anna me enviou um pequeno histórico a respeito de Irena Sendler.
Não sei se vocês já ouviram ou leram a seu respeito.
Em tinha lido tempos atrás, mas, o assunto passa e a cada dia vamos dando tanta importância às bobagens propagadas pela Internet que acaba-se esquecendo que acaba virando pó na memória já não tão nova.

Este amigo me fez lembrar e rebuscar sobre a história dessa mulher nascida na Polônia e que durante a 2a. Grande Guerra Mundial conseguiu que mais de 2.500 crianças, judias ou católicas, conseguissem fugir dos horrores do Gueto de Varsóvia e não morrerem devido às perseguições nazistas.
Quando Irena caminhava pelas ruas do gueto, levava uma braçadeira com a estrela de David, como sinal de solidariedade e para não chamar a atenção sobre si própria. Pôs-se rapidamente em contacto com famílias, a quem propôs levar os seus filhos para fora do gueto, mas não lhes podia dar garantias de êxito. Eram momentos extremamente difíceis, quando devia convencer os pais a que lhe entregassem os seus filhos e eles lhe perguntavam:
"Podes prometer-me que o meu filho viverá?". Dizia Irena, "Que não podia prometer, quando nem sequer sabia se conseguiriam sair do gueto?"

Irena vivia os tempos da guerra pensando nos tempos de paz e por isso não ficava satisfeita só por manter com vida as crianças. Queria que um dia pudessem recuperar os seus verdadeiros nomes, a sua identidade, as suas histórias pessoais e as suas famílias. 
Concebeu então um arquivo no qual registava os nomes e dados das crianças e as suas novas identidades.
Em 1944, durante o Levantamento de Varsóvia, colocou as suas listas em dois frascos de vidro e enterrou-os no jardim de uma vizinha para se assegurar de que chegariam às mãos indicadas se ela morresse. Ao acabar a guerra, Irena desenterrou-os e entregou as notas ao doutor Adolfo Berman, o primeiro presidente do comité de salvação dos judeus sobreviventes. 
Lamentavelmente, a maior parte das famílias das crianças tinha sido morta nos campos de extermínio nazistas.

As crianças só conheciam Irena pelo seu nome de código "Jolanta".
Mas anos depois, quando a sua fotografia saiu num jornal depois de ser premiada pelas suas ações humanitárias durante a guerra, um homem chamou-a por telefone e disse-lhe: "Lembro-me do awu rosto. Foi você quem me tirou do gueto." E assim começou a receber muitas chamadas e reconhecimentos públicos.

Irena Sendler foi apresentada como candidata para o prémio Nobel da Paz pelo Governo da Polónia. Mas, perdeu para o ex-vice-presidente americano Al Gore que apresentou aquele slide-show sobre a questão do clima global, o que aliás já foi questionado sobre sua autenticidade.

Irena Sendler, também conhecida como "o anjo do Gueto de Varsóvia," morreu em 12 de maio de 2008 com 98 anos. 

Com certeza hoje centenas de milhares de pessoas vivem e produzem graças a ações dessa guerreira silenciosa , desconhecida para muitos e que acreditou em suas ações mesmo quando foi condenada à morte pela Gestapo e não executada por um soldado que permitiu sua fuga . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário