terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Corrupção um câncer que não se extirpa



Antenor Pereira Giovannini (*)

Leio a Opinião do Estadão de hoje (já postada) que menciona a questão das enchentes e da dor de milhares de pessoas que perderam pais, mães, filhos, irmãos, tios, primos, sobrinhos, amigos, famílias inteiras sugadas de uma hora para outra do convivio dessas pessoas, sendo que na maioria das vezes existe a mão do homem como culpado por essas tragédias. Obviamente, como o próprio texto menciona há calamidades que são inevitáveis e imprevisíveis. É o caso de terremotos, maremotos e erupções vulcânicas, principalmente em regiões que não dispõem dos recursos tecnológicos que já permitem uma previsão segura desses fenômenos.

Aqui no Brasil as "tragédias são anunciadas". É o que acontece com edificações, frequentemente ilegais, erguidas sem maiores cuidados em locais de risco, especialmente em encostas de morros, sujeitas a deslizamento de terras e pedras, e em várzeas de rios, sujeitas a enchentes. Um exemplo é o da Praia do Bananal e da Ilha Grande , em Angra dos Reis, onde a ocupação desordenada de espaço produziu consequências devastadoras.

Por que o homem que provoca tudo isso não é penalizado? Por que os governantes omissos e mais preocupados com seus redutos eleitorais não assumem uma postura de impedimento para que essas pessoas não ocupem áreas de risco?
Pelo que sei e aprendi quem manda numa cidade é o prefeito.
Quando ele quer , ele faz. Mas, quando seus interêsses são outros, nada ele faz.


Por outro lado, lemos a revista Veja que nos traz uma reportagem a respeito dos "Desvios Subterrâneos" provocados por empreiteiras com coluio de governos, secretários, dirigentes politicos de todas as espécies provocando a necessidade de uma auditagem por parte do TCU - Tribunal de Contas da União para que esses valores sejam esclarecidos .

A reportagem nos mostra que 15 contratos firmados no valor de R$ 7.65 bilhões de reais, o sobre-preço é do montante de R$ 1,35 bilhões de reais ou seja quase 18% a mais para ser distribuido generosamente para vários e vários bolsos.
Quanta canalhice junto. Quanta falta de vergonha, de senso de responsabilidade,
quanta falta de caráter demonstrado tanto por quem paga e por quem recebe.
Ambos são tão canalhas quanto.

Pior disso é saber que o presidente da República constesta o trabalho do TCU, alegando que esse impedimento provoca paralisação das obras e que depois as obras ficarão mais caras.
Ora, ora sr Presidente. Então com o sr. no governo o negócio é fazer a qualquer custo, mesmo que haja 18% de superfaturamento .. as eleições são mais importantes ... interessante que quando oposição, o sr. era um dos que batia pesado em obras superfaturadas. O lado da mesa mudou e com isso a postura também muda?
Por que as bases aliadas agora arrotam junto ao TCU que eles são culpados da paralisação das obras?
Não seria mais correto sr Presidente, o sr. como responsável por grande parte delas ser o primeiro a exigir investigação e mandar prender todos os envolvidos?
Não seria éticamente , politicamente e principalmente legalmente correto?

Uma vergonha para quem lê a reportagem ver que uma BR 163 que tanto pleiteamos e precisamos para o desenvolvimento dessa região se arrasta desde 1990 , quando houve a primeira licitação para construção da estrada e depois paralisada por "falta de recursos".
Depois de 10 anos foi retomada as obras e o TCU descobriu um festival de irregularidades já que o contrato original sofreu todo tipo de emenda fazendo com que o custo final em relação ao original ficasse 4 vezes mais caro. Alguns serviços de terraplanagem ficaram em 250% mais caro que o original. Muita safadeza.


Pergunta-se: algum dono dessas empreiteiras possue algum parente numa dessas nossas cidades ao longo da rodovia? Alguns desses gananciosos e canalhas perderam algum parente por malária, picada de cobra ou outra doença por impossibilidade de saida de suas cidades porque não tinha estrada? Algum presidente em todo esse periodo teve que ficar com lama até os joelhos vendo a impossibilidade de continuar a viagem e seu caminhão atolado, perdendo a carga e o frete? Certamente que nenhum deles tem ou pensou em qualquer um desses problemas.

Agora o superfaturamento para repasse para algum politico safado e dessa forma ganhar espaço em novas licitações isso certamente foi cuidadosamente pensado, planejado e executado, tanto que muitas obras com o dinheiro já foi pago, torna-se impossivel exigir que ele seja devolvido aos cofres públicos . 

Por isso, BR 163, o abastecimento de água em Recife, a Refinaria Abreu e Lima e o "jogo de planilha" feito pela Petrobras, Angra 3 e os seus 1,3 bilhões a mais do que o orçado, Metrô de Salvador e seus 25% a mais do que o contrato, BR 342 no Espirito Santo e os 42% a mais, e assim por diante .

Não é a tôa que não há cuecas ou meias que caibam todos esses desvios.
Mas, o brasileiro gosta de ser omisso e palhaço . Não luta por seus direitos e ainda vota em quem visita favelas antes das eleições e segura criancinha.

Cada vez mais corruptos aparecem dando total demonstração que a corrupção é um câncer que jamais será extirpado .



(*) Aposentado e morador em Santarém 



Nenhum comentário:

Postar um comentário