sábado, 12 de maio de 2012

Estado de emergência

Cheia faz 45 municípios do AM decretarem estado de emergência  

Rio Negro
Estadão 

Dos 62 municípios do Amazonas, 45 decretaram situação de emergência por causa da cheia e mais de 71 mil famílias já foram atingidas. Na capital, a cota do Rio Negro atingiu ontem 29,64 metros e está a 13 centímetros da cheia histórica de 2009, quando chegou aos 29,77 metros. 

Nos próximos dias, os 13 últimos municípios a decretarem situação de emergência, entre eles Japuá, Jutaí e Tefé, vão receber ajuda humanitária do governo do Estado. Os demais municípios já receberam kits de higiene pessoal, limpeza, medicamentos e demais auxílios. 

Centro
Em Manaus, a cheia já atinge diversas ruas do centro, entre elas, a Barão de São Domingos e parte da Marechal Deodoro, onde está localizado o prédio da Receita Federal na capital amazonense. Prefeitura e Estado têm construído passarelas de madeiras e instalando bombas para retirar a água que fica parada nas ruas mais baixas da cidade. 

A prefeitura de Manaus deverá desembolsar cerca de R$ 16 milhões nas ações emergenciais do programa SOS Enchente. O governo do Estado já destinou outros R$ 10,5 milhões. 

Rios. 
Ontem, o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) divulgou o 17.º boletim de Monitoramento Hidrológico e informou que na Bacia do Rio Negro, em Barcelos e São Gabriel da Cachoeira, os níveis dos rios estão, respectivamente, 75 e 109 centímetros acima dos valores registrados na mesma data nos anos das maiores cheias. 

Na Bacia do Solimões, em Tabatinga, o nível d'água continua em declínio. Em Itapéua e no Careiro, os níveis estão apenas 23 e 38 centímetros abaixo da cheia histórica, de 2009, registrada nas respectivas estações. 

Na Bacia do Amazonas, em Parintins, o nível está 24 centímetros abaixo. 
A situação é diferente nas Bacias do Madeira, Javari e Purus, onde o nível d'água está normal para o período. 

Na série histórica das cotas do Rio Negro em Manaus, 76% tiveram o valor máximo anual no mês de junho, 19% em julho e apenas 6% em maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário