segunda-feira, 7 de julho de 2014

De há muito ele denuncia

Jornalista britânico denuncia 'jogo sujo' de corrupção da FIFA em debate no Rio de Janeiro 

FolhaPolítica.com 


O jornalista investigativo Andrew Jennings, autor do livro “Jogo Sujo, o mundo secreto da Fifa”, destacou durante debate realizado no dia 17 ( em 12/2013)  no Rio de Janeiro que o Brasil “não ganhou um direito ao sediar a Copa de 2014” e na verdade dará muito dinheiro para o evento. 

No debate, que contou com a participação de Gustavo Mehl, do Comitê Popular da Copa e das Olimpíadas, e o professor do Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Carlos Vainer, Andrew Jennings falou sobre os casos de corrupção e subornos na FIFA e no Comité Olímpico Internacional (COI). Devido às suas denúncias, ele foi banido pela entidade. Dois funcionários da Fifa também estavam presentes. 

Com comentários ácidos e irônicos, ele incentivou que a população brasileira não fique calada e proteste contra as autoridades responsáveis pelo evento, como o presidente da Fifa, Sepp Blatter. Jennings também convocou a população a se mobilizar durante o Congresso da Fifa, que ocorrerá em São Paulo, uma semana antes do Mundial. 
De acordo, as empresas multinacionais também vão lucrar muito com o evento.

Ele cita como exemplo o valor dos preços das passagens internas, como aconteceu no mundial da África do Sul, em 2010. Em sua fala, o professor Carlos Vainer também criticou o fato das leis serem flexibilizadas para atender interesses de grandes corporações. 

Já o responsável pela comunicação corporativa da FIFA, Alexander Koch, pediu a palavra e disse que são contra as remoções e que estranham que “as leis no Brasil estejam endurecendo por conta da FIFA”. 

Em resposta, Vainer desafiou os representantes da maior entidade de futebol a fazer uma declaração oficial a presidência da República, dizendo que não fará o evento, caso haja remoções. De Acordo com Koch, a expectativa de lucro da entidade para a Copa do Mundo no Brasil é de 2,1 bilhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário