terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Falta apenas cobrirem com lona

Antenor Pereira Giovannini (*) 

Não bastasse o deputado Vicente Cândido (PT-SP) ser o pai do projeto cuja meta é zerar o maior montante do débito fiscal dos clubes de futebol, perto dos R$ 3 bilhões, denominado “Proforte – Programa de Fortalecimento dos Esportes Olímpicos”, e que já tramita no Congresso e tem apoio irrestrito do Ministério do Esporte , um outro gênio da política nacional de nome Jovair Arantes(PTB - Goiânia) entrou com requerimento solicitando uma audiência pública com a presença dos ex-presidente Lula e do ex-governador de São Paulo, José Serra para não somente debaterem o tal "Proforte" bem como fortalecerem pela experiência política e de interesse pelo esporte no País.

É ser muito escroto, ser muito podre ... 

Para quem não sabe tal programa após ser discutido, poderá ser apresentado em forma de medida provisória ou de projeto de lei. Na prática, os clubes seriam perdoados em 90% do principal de suas dívidas de INSS, FGTS e Imposto de Renda, pagando apenas o saldo de 10% mais os juros e correção em infindáveis 240 meses (20 anos). 

Apenas isso ... Nunca esquecendo que os clubes já receberam outras graças do governo através Refis 1, 2 e 3 e da Timemania e que não deram em nada exatamente pela podridão que mina por tudo onde passa o chamado futebol profissional . Os clubes são dirigidos por pessoas tão sérias, compromissadas, e responsáveis que conseguiram atingir esse patamar de dívidas que se tornou impagável, muito mais pela incompetência do que outra coisa, mas não se corrige isso concedendo isenções e perdões em dívidas onde o maior credor é o povo brasileiro haja visto que se tratam de dívidas com entidades públicas ..

Não é justo mas, para os políticos essa visão é tosca quase cega uma vez que o futebol é a paixão do povo e através dele os degraus para se atingir a vitória em eleições é um caminho mais curto e mais garantido e por isso, perdoando as dívidas ficamos aliados com os torcedores e o santinho para a próxima eleição segue junto com um projeto dessa natureza . 

Ora nada melhor que o endosso de um ex-presidente que está trazendo a Copa do Mundo e mais as Olimpíadas, fez seu time do coração ganhar um estádio novo vociferando que tudo seria através de dinheiro privado e sabe-se que tudo é oriundo de dinheiro público mais isenções fiscais e tributaria, mas ninguém liga ... importante é o pão e o circo ... o resto deixa pra lá já que o povão não entende nada disso ... deixa pra lá .. 

Já em 2012 quando o projeto foi apresentado o comentarista Juca Kfouri escrevia que o Proforte nascia cínico, hipócrita, falso, mentiroso, imoral e escandaloso, tiro de misericórdia na cidadania, e a cada dia mais isso se torna uma realidade próximo à sua aprovação e depois desse requerimento apenas nos resta alertar para não esquecerem de colocar a lona . 

(*) Aposentado e morador em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário