terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cargill novamente premiada

Cargill é a grande vencedora do prêmio "As Melhores da Dinheiro Rural" 2013  

Revista Isto É Independente 
Luiz Pretti (esq) recebe o prêmio


A Cargill é a grande vencedora do prêmio "As Melhores da Dinheiro Rural". A multinacional recebeu o troféu de "Empresa do Ano" e de "Melhor Gestão em Agronegócio Direto" nesta terça-feira (26), durante evento em São Paulo (SP). 

A premiação, promovida pela revista Dinheiro Rural, da Editora Três, contempla as empresas e cooperativas com as melhores práticas de gestão, bem como as campeãs setoriais e os destaques da agropecuária. 

Além das quatro premiadas por categorias de gestão (a Cargill venceu em duas delas), também foram homenageados 17 destaques por setores e 10 destaques da pecuária . 

Para Luiz Pretti, presidente da Cargill no Brasil, a premiação representa o reconhecimento do trabalho não apenas da empresa, mas de todos os envolvidos com o agronegócio. "Em um mundo cada vez mais conectado e complexo, o alimento que chega às mesas carrega muita história", afirmou. "Essa história começa no campo, nas mãos das pessoas que tomam riscos, que enfrentam secas, chuvas e pragas." Segundo Pretti, a essência do trabalho da empresa é "alimentar o mundo de forma segura e sustentável". 

Carlos José Marques, diretor editorial da Editora Três, salientou a importância do agronegócio para a economia do Brasil. "O setor é responsável por parte significativa do PIB e se converteu na força motriz do País", afirmou. "As apostas firmes e corajosas dos que empreenderam no campo, a despeito de todas as dificuldades, fazem a diferença para o avanço de nosso País." 

Roberto Rodrigues, ex-ministro da Agricultura e presidente da Academia Nacional de Agricultura, lembrou que os avanços tecnológicos ajudaram o campo a se desenvolver e a ganhar reconhecimento internacional. "Em 20 anos, a área plantada de grãos cresceu 40 por cento, enquanto a produção aumentou 200 por cento", disse. "De fato, o setor merece o reconhecimento de outros países e, sobretudo, da sociedade urbana brasileira." 

O evento em São Paulo também marcou o lançamento do anuário "As Melhores da Dinheiro Rural", análise inédita e precisa sobre as companhias e o mercado, com um ranking das 500 principais organizações que atuam direta ou indiretamente no campo. “Pela primeira vez, uma publicação avalia as empresas do agronegócio de uma forma tão ampla, considerando desde indicadores financeiros até o papel das companhias na integração cadeia produtiva”, diz Milton Gamez, diretor de núcleo da Editora Três. 

Os critérios para a premiação e ranking seguem o rigor de “As Melhores da Dinheiro”, importante publicação que há dez anos elege as organizações que mais se destacam no Brasil. Além da análise financeira, as práticas avaliadas no novo ranking rural são Sustentabilidade Financeira, Governança Corporativa, Responsabilidade Socioambiental, Recursos Humanos, Qualidade e Integração da Cadeia Produtiva. As empresas avaliadas nessas categorias de gestão inscreveram-se voluntariamente no Prêmio As Melhores da Dinheiro Rural e forneceram informações e documentos comprobatórios de suas melhores práticas. 

Para chegar nesses dados, a Dinheiro Rural desenvolveu uma metodologia própria, em conjunto com o Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (I-UMA) e os consultores José Luiz Tejon Megido e Miguel Ângelo Arab. O estudo ainda contou com a participação do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS) e a Boa Vista Serviços, empresa especializada em informações financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário