segunda-feira, 11 de junho de 2012

Nadal leva hepta e vira maior campeão de Roland Garros

Estadão

O espanhol Rafael Nadal fez história nesta segunda-feira, 11, ao vencer o sérvio Novak Djokovic por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 6/3, 2/6 e 7/5 em Paris, e conquistar o heptacampeonato de Roland Garros. Com a vitória no duelo que foi iniciado no domingo e acabou sendo paralisado por duas vezes por causa da chuva no dia anterior, o tenista número 2 do mundo se tornou o maior vencedor da história do Grand Slam francês.
Até esta segunda, ele dividia a condição de maior campeão do mais importante torneio realizado em quadras de saibro com o sueco Bjorn Borg, dono de seis títulos na capital francesa.

Esse foi o 11.º título de Grand Slam conquistado por Nadal, que chegou à final desta edição do torneio sem perder nenhum set, arrasando todos os seus adversários, entre eles o seu compatriota David Ferrer na semifinal. Na ocasião, em jogo na última sexta-feira, perdeu apenas cinco games no triunfo que terminou com parciais de 6/2, 6/2 e 6/1.

Nadal também acumulou o incrível retrospecto de 52 vitórias em 53 partidas nas suas oito participações em Roland Garros, sendo que ele só foi derrotado na competição em 2009, quando acabou surpreendido pelo sueco Robin Soderling nas oitavas de final. Com esse novo título, ele também se igualou a Borg em números de troféus de Grand Slam, pois o sueco também ganhou 11 ao total.

Ao bater o líder do ranking mundial, Nadal agora passa a ostentar uma vantagem de 19 vitórias e 14 derrotas no retrospecto do duelo com Djokovic, sendo que esse foi o terceiro triunfo seguido sobre o sérvio, superado também neste ano pelo espanhol nas finais dos Masters 1.000 de Montecarlo e Roma, ambas no piso de saibro como o de Roland Garros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário