quarta-feira, 13 de junho de 2012

Desenvolvimento sustentável

Países propõem US$ 30 bi para desenvolvimento sustentável

Folha de São Paulo

As negociações da Rio +20 começaram oficialmente nesta quarta-feira, com uma proposta dos países em desenvolvimento na mesa para a criação de um fundo de US$ 30 bilhões por ano para o desenvolvimento sustentável.

A proposta foi elaborada pelo G77, o bloco que reúne 130 países pobres e emergentes, na última rodada de negociações informais, no começo do mês em Nova York, e deve ser um dos debates mais acalorados da conferência do Rio.

"A proposta tem grande respaldo no grupo e faz parte da negociação conduzida", confirmou o negociador-chefe do Brasil, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo.

Segundo ele, a discussão sobre o financiamento ao desenvolvimento sustentável --no jargão dos diplomatas, os chamados "meios de implementação" das decisões da conferência-- é crucial, especialmente quando os países doadores, os mais afetados pela crise econômica, "se retraem quanto a crompromissos assumidos no passado e têm dificuldades de projetá-los no futuro".

Figueiredo não deu detalhes sobre a proposta. Não está claro quem seriam os doadores do fundo, nem se os países emergentes fariam alguma contribuição a ele. No Rio fala-se, porém, em dinheiro novo, ou seja, o fundo não poderia ser constituído com verbas remanejadas de programas de assistência ao desenvolvimento já implementados hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário