quarta-feira, 20 de junho de 2012

A mancada do Pai de Deus, segundo Erundina

Lula deve ter percebido o fora que ele deu, diz Erundina

UOL


A deputada federal Luiza Erundina (PSB-SP) afirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva "deve ter percebido o fora que ele deu" ao firmar aliança com o PP, do deputado federal Paulo Maluf, para a disputa da Prefeitura de São Paulo neste ano.

"Ele deve ter lido as matérias. Não tem um segredo nisso. O Lula é sensível, tem sensibilidade, por essas alturas deve ter percebido o fora que ele deu", afirmou a deputada nesta quarta-feira (20).

Erundina, que foi indicada como vice na sexta-feira (15), deixou ontem (19) a chapa do pré-candidato petista Fernando Haddad após o PT se coligar com Maluf --o acordo foi selado na casa do ex-prefeito, na capital paulista, com a presença de Lula e Haddad.

A deputada federal não quis aumentar o tom da crítica ao ex-presidente. “Não posso responsabilizar o presidente pela sua atitude, pela sua posição. Ele deve ter suas razões para agir daquela forma, não quero eu julgar o ex-presidente [Lula], mas o fato em si [a foto com Maluf] contribui para reforçar a minha decisão de não ter condições de participar da campanha, na condição de vice com a presença daquela figura política [Maluf]”, justificou a deputada.

Erundina disse ainda que Haddad não a teria informado a respeito da aliança com Maluf, o que contradiz uma versão anterior do pré-candidato.

“O próprio PSB já havia conversado com ela sobre a possibilidade de apoio do PP. A primeira coisa que eu fiz quando ela chegou ao hotel foi reiterar, já sabendo que o Roberto Amaral havia conversado com ela sobre o assunto, reiterar que aquela era uma possibilidade concreta", afirmou Haddad na terça-feira (19) ao se referir ao local em que encontrou Erundina para anunciar que ela seria a vice. Essa declaração do petista foi dada ontem pouco antes do anúncio da desistência de Erundina.

O coordenador da pré-campanha de Haddad, o vereador paulistano Antonio Donato, negou hoje que Erundina não soubesse da aliança.

“Eu sou testemunha de que ela [Erundina] foi informada da aliança na sexta-feira. Nós fomos informados que ela aceitaria ser a nossa vice na quinta à noite e, na sexta antes da coletiva [quando foi anunciada como vice], ela foi informada da aliança e tratou com naturalidade. Parece que ela ficou incomodada com a foto [do Maluf com o Lula]. Existe a forma e o conteúdo. Ela reclama da forma”, declarou Donato, que também é presidente municipal do PT, em São Paulo.

Erundina voltou a criticar Maluf, de quem é adversária histórica. "Eu e o Maluf somos como óleo e água. Não é questão pessoal, não. É política”, afirmou. 

A parlamentar do PSB voltou a dizer que sua saída da chapa ocorreu para não atrapalhar a campanha do ex-ministro da Educação. "Teria de estar o tempo todo justificando isso [o fato de ela estar ao lado do Maluf na mesma campanha]", disse. 

Além de prejudicar a imagem do PT, a aliança de Haddad com o PP, na avaliação dela, ajudou a resgatar politicamente o "malufismo". 

“Ele [Maluf] quer aparecer em outra imagem. Ele se higieniza ao lado de força que não tem nada a ver com o malufisnmo. Só quem ganha com isso é ele.” 

A parlamentar concluiu que a decisão que tomou teve o apoio de seus seguidores e eleitores oriundos de vários grupos sociais, além da maciça manifestação em favor dela em redes sociais. 

Erundina afirmou que o presidente do PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos, foi “muito respeitoso e compreensivo” por acatar sua decisão de desistir da candidatura a vice na chapa de Haddad. 

Maluf foi procurado, por meio de assessoria de imprensa, mas até o momento não sem pronunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário