terça-feira, 1 de maio de 2012

A "democracia" boliviana

Bolívia nacionaliza companhia de eletricidade espanhola 

O Globo 

O presidente boliviano, Evo Morales, anunciou nesta terça-feira a nacionalização da Transportadora de Electricidad, empresa de transmissão de energia do grupo espanhol Red Eléctrica, e ordenou a militares que tomem as instalações da companhia. O governo argumenta que o nível de investimento foi considerado insuficiente. 

“Como homenagem justa a todo o povo boliviano que lutou pela recuperação de seus recursos naturais, pela recuperação dos serviços básicos, nacionalizamos a Transportadora de Electricidad em nome do povo boliviano e para o benefício do povo boliviano”, disse Morales. 

A medida foi anunciada pelo presidente durante a cerimônia de homenagem aos trabalhadores, dois anos depois da nacionalização das principais companhias elétricas do país que haviam sido privatizadas na década passada. 

A Transportadora de Electricidad passou ao controle da estatal Empresa Nacional de Electricidad. Com a medida, o Estado boliviano volta a recuperar o controle da geração, transporte e comercialização de eletricidade no sistema que controla 80% do mercado nacional. 

A Red Eléctrica tem uma participação indireta de 99,94% na Transportadora de Electricidad (TDE), que administra mais de 1,9 mil quilômetros de linhas de transmissão de energia. Morales afirmou que a TDE, criada em 1997 durante a privatização do setor elétrico e que está sob controle da Red Eléctrica desde 2002, investiu apenas US$ 81 milhões nos últimos 16 anos. Em 1° de maio de 2006, o presidente nacionalizou o setor deidrocarbonetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário