terça-feira, 17 de junho de 2014

Copa 2014: Lula quer saber sobre corrupção. TCU diz que chance é real

José Cruz (*) 

O ex-presidente Lula da Silva sugeriu que os deputados federais peçam ao TCU (Tribunal de Contas da União) uma investigação para apurar se houve corrupção nas obras para a Copa do Mundo. 
A proposta foi feita ontem, em São Paulo, durante convenção do PT 

Realidade 
O TCU faz o acompanhamento sugerido desde que o Brasil foi escolhido sede da Copa.
E, em vários relatórios, o órgão de fiscalização alertou que há, sim, reais riscos de corrupção.
Em setembro de 2012, o então ministro relator, Valmir Campelo, escreveu o seguinte:

“A julgar pela experiência dos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007, existe o risco de que a despesa total (nos gastos com a Copa)venha a ser muito superior à inicialmente prevista, principalmente em função de deficiências no planejamento e do consequente atraso na execução das obras, o que pode gerar correria e descontrole nas etapas finais de preparação da Copa.” 

Alerta 
Observem que é o próprio TCU fazendo o alerta para os riscos de corrupção “por falta de planejamento”! 

Portanto, o governo pode se orgulhar: a “Copa das Copas'' deve ser, também, a primeira sem planejamento. O que, convenhamos, não está fazendo qualquer falta, a julgar pelo “sucesso'' que está sendo o bilionário evento. 

Mais: 
No relatório do TCU de setembro de 2012 há um parágrafo que demonstram a fragilidade da preparação do país à Copa da Fifa e, por isso, aberto à corrupção, combatida por Lula da Silva. 

"Além da falta de planejamento, “o agente financiador – BNDES – não dispunha de pessoal qualificado para análise técnica de engenharia dos projetos, o que pode ensejar o risco de aprovação da operação de crédito com base em documentos que não representam de fato o Projeto Executivo da obra.” 

Entenderam? 

Os projetos de financiamentos para os estádios (R$ 400 milhões para cada um) foram aprovados sem parecer de especialistas na área de engenharia. 

Assim como no Pan, de R$ 4 bilhões de gastos aos cofres públicos, de que adiantam, efetivamente, os alertas do TCU? Portanto, a sugestão de Lula da Silva é bobagem. 
Até porque, deputado se envolvendo com fiscalização de verba pública, como ele sugere? 

Bah!

(*) Jornalista cobre, em Brasília, as áreas de política, economia e legislação do esporte. Participou da cobertura de eventos esportivos internacionais nos últimos 20 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário