sábado, 28 de abril de 2012

Ainda sobre o leite de soja

Entidade distribui e tenta popularizar o leite de soja 

Diário de Cuiabá  

O consumo de produtos alimentícios oriundos da soja ainda é considerado baixo em todo o Brasil. Uma das principais causas é a falta de divulgação das utilidades que o grão possui no mundo gastronômico. 

Segundo dados divulgados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o segmento mais forte na indústria da alimentação são bebidas à base da leguminosa, que cresce cerca de 15% ao ano. 

Com o intuito de reverter essa situação a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) mantém o programa Agrosolidário que engloba quatro vertentes intituladas “Soja é Esporte”, “Soja é Cultura”, “Soja Social” e “Soja é Vida”, sendo o último o carro-chefe do projeto. 

O objetivo principal é a distribuição do extrato de soja, popularmente conhecido como leite de soja. 
O líquido é ofertado em 18 instituições espalhadas por 14 cidades: Cuiabá, Rondonópolis, Canarana, Querência, Cláudia, Nova Mutum, Sinop, Sorriso, Tapurah, Campo Novo, Lucas do Rio Verde e Campo Verde. 

Na capital mato-grossense, a Associação Coxipoense de Deficientes Físicos (ACD) é uma das beneficiadas pelo projeto. 
Segundo o presidente da instituição, Vantoer Batista de Souza, ... "as pessoas atendidas no local já aderiram ao derivado, algumas pessoas já chegam perguntando sobre o leite e todos aceitaram muito bem a introdução do alimento na refeição. Muitos inicialmente tiveram certa resistência, pois tinham receio de não gostar do sabor, mas hoje o pessoal aceitou 100%”, garante o líder. 

Todos os dias, cerca de 60 a 70 pessoas tomam o líquido quando vão à ACD.
 Os alimentos vindos da soja são ricos em proteínas e contêm baixo teor de gordura.

Além disso, rendem mais, já que o grão pode ser aproveitado de várias formas. 

Recentemente o projeto se expandiu e em breve todas as possíveis receitas feitas com a leguminosa serão ensinadas nas instituições beneficiadas. 
A finalidade é inserir o grão no dia-a-dia das famílias. 

A supervisora do Agrosolidário, Patrícia Martins, explica que por conta da falta de habilidade na hora do preparo as pessoas acabam reprovando o sabor da soja. 
“Mas o que realmente conta é o tempero, a preparação do alimento. É necessário saber manusear de forma correta o grão”, diz ela, informando que a soja deve passar por um processo térmico de modo a retirar o sabor amargo típico.

2 comentários:

  1. Anônimo9/5/12 21:55

    Como posso fazer leite de soja em casa???

    ResponderExcluir
  2. Caro Anônimo obrigado pela audiência.
    Prometo que numa das próximas publicações dos "Rabiscos Culinários" será uma receita de leite de soja caseiro.
    Obrigado perla dica e lembrança.

    ResponderExcluir