quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Brasil importou mais arroz este ano



Scot Consultoria 

364210-5154-1280.jpg (1280×960) De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Brasil importou 76,6 mil toneladas de arroz, base casca, em julho.

Este volume representa um incremento de 17,0% frente as 65,4 mil toneladas importadas em junho deste ano.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, quando foram importadas 92,4 mil toneladas, houve recuo de 17,1%.

No acumulado do ano comercial em 2012 (março a julho), foram importadas 458,4 mil toneladas, alta de 54,0% em relação ao mesmo período no ano passado, quando foram importadas 297,6 mil toneladas.

O preço médio pago pela tonelada do produto de março a julho foi US$333,84, 4,9% mais que no mesmo período em 2011. 

Nota do Blog: Lendo a nota nos leva a um passado recente na região de Santarém quando a produção de arroz chegou a 2 milhões de sacas, um recorde para região, proporcionando além condições de exportação do produto para outros estados, a criação de empresas de beneficiamento e principalmente, condições de colocar o produto na prateleira na base de R$ 0,54 o kg. Algo inimaginável. Porém, como num passe de mágica tudo virou pó graças a ações de ambientalistas que fizeram com que a grande maioria dos produtores se frustrassem e abandonassem/vendessem suas terras e tudo em menos de 1 ano acabou. As beneficiadoras fecharam, o arroz passou a ser importado de novo e os preços obviamente acompanharam o fluxo por ser mercadoria importada. Situação similar nas demais regiões produtoras onde ano sim e ano não o País se vê obrigado a importar um produto que faz parte do dia a dia do brasileiro, por falta de uma política séria no controle de estoques e principalmente preços competitivos ano todo mantendo condições de manutenção de produção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário