segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Embrapa lança supermilho com 4 vezes mais vitamina A

Agrolink 

Maior centro mundial de investigação agropecuária do mundo tropical, a Embrapa anunciou o lançamento do BRS 4104 – cultivar de milho que possui teor de pró-vitamina A (carotenoides) quatro vezes maior do que o encontrado em cultivares comuns do cereal. 

“O novo produto é uma resposta à hipovitaminose A, um dos principais problemas mundiais de nutrição”, diz a pesquisadora Marília Nutti, líder da Rede BioFORT, focado no melhoramento genético de culturas que compõem a dieta básica da população brasileira. Além de saudável, o produto desenvolvido pelo Centro de Pesquisa de Milho e Sorgo da Embrapa também tem excelente desempenho no campo.

“O BRS 4104 vem registrando médias de produtividade de 5.600 quilos por hectare e, por ser uma variedade, suas sementes podem ser plantadas na safra seguinte, ao contrário do que ocorre com os híbridos”, diz Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães, pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo. 

“O trabalho da Embrapa é de enorme importância para a promoção da saúde do brasileiro e encontro ecos nas ações empreendidas pela Associação Brasileira da Indústria do Milho (Abimilho)”, avalia o presidente da entidade, Nelson Kowalski. 

Os produtos derivados de milho processados pelas empresas que integram a Abimilho também são enriquecidos com ferro e ácido fólico. 

“O primeiro produto evita a anemia e o segundo, quando consumido por gestantes, previne ou reduz a possibilidade de o futuro bebê apresentar casos de anencefalia e a espinha bífida (mielomeningocele)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário