quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Novo tipo de acerola

Embrapa e Nutrilite lançam nova cultivar de aceroleira mais produtiva 

Fonte: Agrolink 
noticias_1340.jpg (600×300)

BRS 366-Jaburu é direcionada à produção industrial de vitamina C e proporciona a obtenção de mais vitamina por hectare.

A Embrapa Agroindústria Tropical lançou no último dia 7 de dezembro, na Fazenda Amway Nutrilite do Brasil, em Ubajara (CE), a cultivar de aceroleira BRS 366-Jaburu. 
A nova cultivar foi desenvolvida em parceria com a empresa Nutrilite, cujo objetivo é a exploração comercial de vitamina C. 
A BRS 366-Jaburu é mais produtiva e proporciona a obtenção de mais vitamina C por hectare plantado. 

Localizada em Fortaleza (CE), a Embrapa Agroindústria Tropical é uma unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

A aceroleira BRS 366-Jaburu produz, em média, 100 kg de acerola por planta/ano, o que representa uma produtividade de cerca de 57 toneladas por hectare/ano. 
“A BRS 366-Jaburu produz cerca de 20% a mais que a segunda mais produtiva, que é a cultivar Mineira”, diz o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Francisco Vidal Neto, que faz parte da equipe de melhoramento genético que desenvolveu a cultivar.

O objetivo da BRS 366-Jaburu é a produção agroindustrial de vitamina C. 
Por isso, o fruto é colhido ainda verde, quando a concentração de vitamina é o dobro da apresentada quando maduro. 
Como a cultivar é mais produtiva e apresenta uma boa concentração de vitamina C nos frutos, acaba gerando uma maior produtividade de vitamina por área plantada.

Outra vantagem da nova cultivar é a boa adaptação tanto à colheita mecanizada quanto à manual. 
A planta apresenta sete ciclos produtivos ao longo do ano, equilibrando a necessidade de mão de obra para a realização da colheita. 

Além disso, a pequena incidência de pelos nas folhas favorece a colheita manual. 
“O fato de apresentar poucos pelos é uma vantagem para esse tipo de colheita, pois normalmente a aceroleira tem muitos pelos nas folhas, provocando urticárias em quem realiza a colheita”, explica Francisco Vidal Neto. 

Por outro lado, a arquitetura da planta favorece o trabalho da colheitadeira mecânica, o que representa uma vantagem competitiva em relação a outras cultivares.
A BRS 366-Jaburu foi avaliada sob cultivo orgânico e irrigado em unidades demonstrativas instaladas em propriedades localizadas no distrito de Jaburu, em Ubajara (CE), e é recomendada para a região da serra da Ibiapaba. 

As plantas apresentam porte de baixo a médio, com altura em torno de 1,87 m e diâmetro da copa de 2,18 m no terceiro ano de idade. 
Os frutos são brilhosos, sem formação de sulcos, de cor vermelho vivo, quando maduros, e de tamanho médio. 
O peso médio do fruto varia entre 4 g e 5 g, quando ainda verdes, fase ideal para a produção de vitamina C.

A BRS 366-Jaburu é uma das cultivares desenvolvidas no programa de melhoramento genético da aceroleira da Embrapa Agroindústria Tropical. 
Em 2003, a Unidade da Embrapa lançou as cultivares BRS 235-Apodi, BRS 236-Cereja, BRS 237-Roxinha e BRS 238-Frutacor. 
Os clones lançados anteriormente foram avaliados em cultivo irrigado na região da Chapada do Apodi, em Limoeiro do Norte (CE).

A cadeia de produção que engloba a empresa Nutrilite gera 5 mil empregos diretos e 15 mil indiretos. 
Estão envolvidos na produção do fruto para o processamento industrial 130 agricultores familiares de Pernambuco, Piauí, Ceará e Bahia. 

A Nutrilite exporta a matéria-prima em líquido concentrado e em pó principalmente para os Estados Unidos, o Japão e a China. 
Os produtores integrados à Nutrilite serão abastecidos com mudas pela empresa. 

A Embrapa atenderá aos viveiristas sob demanda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário