segunda-feira, 24 de maio de 2010

Um descaso chamado Celpa

Conforme expus em outra postagem, abrí recentemente um comércio na cidade.
São apenas 48 dias mas o suficiente para perder a paciência com a prestação de mserviços de energia elétrica fornecida pela empresa Celpa.
Um liga e desliga constante, oscilações de baixa voltagem para imediatamentw alta voltagem obrigando uma corrida no quadro de luz para o desligamento da chave geral evitando-se maiores perdas.
Isso quando não há falta de energia que pode ser pelos mais diversos motivos.
Atenção da Celpa é a mesma ou seja quase nenhuma.
Num desses dias de falta de energia ficamos às escuras das 09,30 da manhã até as 16,45 hs. Apenas o setor da loja. Várias e várias ligações para Celoa através do famoso 0800 mas que atenção que nada. As 16,30 hs apareceu uma caminhonete com 2 funcionários que subiram no poste e 5 minutos depois desceram com a luz religada. Simples.
Mas o dia tinha ido. Os clientes também. O prejuizo. Ora bolas vá reclamar com o Bispo e por escrito.
Diante de tanto desleixo, de falta de compromisso, falta de profissionalismo, para não dizer outros adjetivos enviamos dois e-mails direcionados, um para Ouvidoria da Celpa e com cópia para Ouvidoria da Aceel (orgão federal que fiscaliza tais concessionárias).
Se vai dar alguma coisa não sei mas tenho certeza que de minha parte será o primeiro passo de outros tantos que se fizerem necessários para que eu apenas receba na loja o meu direito de consumidor que paga em dia suas obrigações, ou seja ter luz diariamente limpa e sem oscilações.
Apenas e simplesmente isso.
Creio nque se mais gente em Santarém e região fizessem o mesmo, possamos ter quem sabe, uma melhor condução em nossas reivindicações.
Desculpem ser longa mas segue o e-mail enviado :

PARA OUVIDORIA GERAL DA CELPA COM CÓPIA PARA OUVIDORIA DA ANEEL

TENHO 61 ANOS, MORADOR EM SANTARÉM NO PARÁ E TENHO UM COMÉRCIO DE DOCES , BALAS E ARTIGOS DE FESTA NA CIDADE.
COMÉRCIO LOCALIZADO NA AV. MENDONÇA FURTADO, 365 – BAIRRO DA PRAINHA.
MEU NÚMERO DE UNIDADE CONSUMIDORA É 3513378.
POR ELE É FÁCIL NOTAR QUE SE TRATA DE UMA RELIGAÇÃO RECENTE, HAJA VISTO O COMÉRCIO ENCONTRAR-SE FUNCIONANDO HÁ APENAS 40 DIAS.
UM PERIODO CURTO, MAS QUE JÁ ME PROPORCIONOU MUITAS DORES DE CABEÇA DEVIDO AOS CONTÍNUOS PROBLEMA COM ENERGIA ELÉTRICA.

O LIGA E DESLIGA REPENTINO QUE OCORRE QUASE TODA SEMANA.
OU ENTÃO, FICAR DAS 09,30 DA MANHÃ ATÉ AS 16,45 HS SEM ENERGIA APENAS NO NOSSO SETOR E JUNTO COM DEMAIS VIZINHOS QUE APESAR DA INSISTÊNCIA NO APELO PELO 0800 DESDE DAS 10,00 HORAS, OBSERVA-SE A VINDA DE UMA EQUIPE POUCO DEPOIS DAS 16,20 HS QUE RAPIDAMENTE PROMOVE O RETORNO DA ENERGIA. O DIA JÁ TINHA ACABADO E OS PREJUIZOS, NÃO POR PERDA DE MERCADORIA, MAS PERDA DE VENDA QUE É TÃO PIOR QUANTO. LOJA ÀS ESCURAS, EXCESSO DE CALOR E O PIOR SEM CONDIÇÕES DE PASSAR CARTÃO DE CRÉDITO, FERRAMENTA DE ENORME IMPORTÂNCIA PARA O COMÉRCIO NOS DIAS DE HOJE.
SENÃO ISSO, AINDA TEMOS AS QUEDAS BRUSCAS DE ENERGIA COM TAMBÉM REPENTINO RETORNO PROVOCANDO UMA CORRERIA AO QUADRO PARA DESLIGAMENTO DA CHAVE GERAL EVITANDO-SE MAIORES PREJUIZOS.
ISSO PORQUE TEMOS NO-BREAKS NOS 3 COMPUTADORES DA LOJA E ESTABILIZADORES DE VOLTAGEM.
MESMO ASSIM, NÃO CONSEGUIRAM EVITAR QUEIMA DE PLACA DE COMPUTADOR E QUEIMA DE UM NO-BREAK.

MAS, A QUESTÃO DO E-MAIL NÃO ESTÁ EM RECLAMAR ESSES PREJUIZOS PORQUE SOU CONSCIENTE DA ENORME DEMORA E PERDA DE TEMPO QUE IRIA TER PARA COMPROVÁ-LOS.
PRIMEIRA QUESTÃO É SABER ATÉ QUANDO IREMOS CONTINUAR SOFRENDO DESSA MANEIRA E QUAL A ATITUDE QUE DEVO TOMAR.
CONTINUAR DESSA FORMA QUE NÃO POSSO FICAR.
E A SEGUNDA E QUE ME INTRIGA SOBREMANEIRA É O FATO DE TER PROCURADO FUNCIONÁRIOS DA CELPA UNIFORMIZADOS QUE SE ENCONTRAVAM REALIZANDO UM SERVIÇO PELAS REDONDEZAS DA LOJA, E SOLICITEI EXPLICAÇÕES PARA ESSES PROBLEMAS.
DE FORMA CLARA E DIRETA UM DELES ME DISSE:
-“ MAS, O SENHOR TAMBÉM FOI ABRIR UM COMÉRCIO EM FINAL DE LINHA. VAI SOFRER MESMO ?”

MUITO BEM, GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA ESTAR NO FINAL DE LINHA ?
INTERESSANTE QUE NA CONTA DA ENERGIA ELETRICA QUE PAGO NÃO CONSTA NENHUM INFORMATIVO QUE ME ENCONTRO NO FINAL DE LINHA.
PELO QUE CONSTA NÃO HÁ QUALQUER DESCONTO OU QUALQUER BENESSE QUE INDIQUE FATO DE ME ENCONTRAR EM FINAL DE LINHA .
PELO POUCO CONHECIMENTO ENTENDO QUE A ENERGIA QUE EU PAGO É IGUAL A QUEM SE ENCONTRA NO COMEÇO OU NO MEIO DA LINHA . OU ESTOU ERRADO? SE HÁ ALGUM RISCO PORQUE ENTÃO EU E OS DEMAIS VIZINHOS NÃO TEMOS ALGUMA PROTEÇÃO JÁ QUE TEMOS O PRIVILÉGIO DE ESTAR NO FINAL DE LINHA E ISSO CAUSE UMA MENOR CARGA DE ENERGIA E CONSEQUENTEMENTE ESSES PROBLEMAS.

UMA COISA É CERTA . O QUE NÃO PODE É CONTINUAR É A LOJA A SOFRER GRANDE PARTE DA SEMANA (HOJE POR EXEMPLO PASSEI DA HORA DO ALMOÇO ATÉ FECHAR CORRENDO ATÉ O QUADRO LIGANDO E DESLIGANDO PELAS CONSTANTES QUEDAS E SUBIDAS DE ENERGIA).
ESPERO RECEBER UMA RESPOSTA CONVINCENTE E PRINCIPALMENTE UMA RESOLUÇÃO DESSES PROBLEMAS, HAJA VISTO QUE ENTENDO NÃO MERECER ESSE TIPO DE TRATAMENTO.
ESPERO PONDERAÇÃO, COMPREENSÃO E PRINCIPALMENTE ATENÇÃO PARA ALGUÉM SÉRIO E QUE CUMPRE FIELMENTE SEUS COMPROMISSOS COM A CELPA. ESPERO QUE ELA CUMPRA COMIGO

NO AGUARDO
ANTENOR PEREIRA GIOVANNINI

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