terça-feira, 25 de maio de 2010

Todos iguais

Jairo Marques (*)

Será que em outros países, mais assim, “deferençados”, desenvolvidos, a peleja dos “malacabados” para viver em sociedade existe ou será que é tudo o paraíso, todo mundo saca que existe o diferente e ele precisa de acesso, precisa de condições para desfrutar da rua?

Como diria a minha tia Filinha, “difinitivamente”, é necessário batalhar por todo canto para conquistar e garantir direito ao acesso pleno. Mesmo nas França, nas Suiça, nos Estados Unidos (nesse a concordância deu certo, né? ) ou nas Inglaterra o povo “matrixiano” dá uma pastadinha básica para ser cidadão.

Tá certo, tá certo sim dizer que países ricos e socialmente mais evoluídos, entretanto, estão com a acessibilidade a léguas na frente do Brasil, da Argentina, do Paraguai, do Natal... que não chega nunca . Eles tem estrutura urbana muito melhor que a nossa, transportes melhores que os nossos, serviços de proteção mais justos que os nossos...

Porém, como revela essa campanha publicitária que está rolando em Londres, mostrar para o ‘serumano’ que quem tem alguma deficiência precisa ter acesso igual a tudo, é batalha diária, que exige grande mobilização e engajamento em todos os cantos.

Um pouco disso que vai ser exibido no vídeo, mais uma realização de Silvetz Dutra Productions , é feito aqui no nosso país pelo Movimento Superação. Mas ainda não temos o fôlego, o patrocínio e a receptividade encontrada pelos integrantes do Equal...

Fica como reflexão pra ‘nóistudo’. Será que não precisamos também, em algum momento, tentar dar um “choque” de igualdade na estrutura urbana das nossas cidades e nas atitudes das pessoas?

(*) Jornalista e colunista da Folha de São Paulo - CADEIRANTE

Nota do Blog - Sua luta não é e não será inglória caro Jairo. Como tantos outros deficiêntes físicos por esse País que buscam exatamente ter as mesmas chances e o mesmo respeito que os chamados "normais". Alias você e os demais não são deficiêntes. Deficiêntes são aqueles que se dizem normais e podem fazer alguma coisa e se omitem, se escondem, atrás da sua própria deficiência de capacidade de entender a promover a socialização dessas pessoas ditas deficiêntes. Aqwui mesmo temos esse triste exemplo conforme expus num artigo recentemente publicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário