terça-feira, 13 de outubro de 2009

Viva o MST chegou


Vamos soltar fogos e nos alegrar!!! Muita festa, muita celebração!!!

Afinal podemos anunciar que o valoroso, o destemido, o nobre, o bravo Movimento dos Sem Terra chegou à nossa cidade. Certamente o Brasil poderá ver pelas lentes das televisões que também temos esse Movimento. Porque somente o Sul, Sudeste e Nordeste? Aqui também.

E para marcar de forma inesquecível essa chegada triunfante o Movimento simplesmente aniquilou uma área inteira a caminho do Aeroporto de Santarém, usando suas táticas mais que tradicionais que são a queimada e já pintando à cal o acostamento da rodovia com os lotes demarcados.

Mata nativa veio abaixo e as barraquinhas já aparecem ao longo de alguns kilometros.

Interessante notar que não se observa em nenhum momento a presença da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, a própria Prefeitura, Policia Militar, Policia Federal, IBAMA, INCRA, absolutamente ninguém a contestar ou a reagir à ação.

Uma verdadeira demonstração de fôrça. E para endossar essa fôrça hoje o movimento fechou a rodovia de acesso ao aeroporto.

Viva!!!! Viva !!! ..

Esse é o Brasil que está sendo construído, o Brasil de todos. Com bastante gente disposta a trabalhar, a plantar, a colher , a produzir.

Agora, imagine-se que absurdo! Existem países pelo mundo afora, tidos como desenvolvidos e de primeiro mundo, onde os que tomam atitudes como essa são considerados vândalos, bandidos, quadrilheiros, guerrilheiros. De social tão somente o nome. Nesses tais países, coisas assim não são endossadas pelo Govêrno Federal e com dinheiro público. Que gente atrasada!

Ainda bem que vivemos no Brasil. Só tem um probleminha. Fica muito mais difícil fazer com que a sociedade aprenda que a lei deve ser respeitada e que quando não se tem alguma coisa NÃO é normal simplesmente tomar essa coisa a força. Mas, desde que a gente se conforme em viver assim, tudo bem. Vamos em frente. Viva o MST!!! E quem pode mais, chora menos. Vamos lá, minha gente.

Ah, só mais uma coisa. Que tal fazer as contas e ver, no duro, quem é que anda podendo mais e chorando menos.

Antenor Pereira Giovannini - aposentado e morador em Santarém

(Nota do Blog : Ao final da tarde recebemos a informação que a estrada se encontrava liberada, apesar de que nada dizia nada ao contrário de nova paralização na madrugada conhecedores que os quatro voos comerciais chegam e saem a Santarém de madrugada. Da mesma forma,recebemos a informação que quem reinvidicava da organização da manifestação na estrada do aeroporto era a Fetagri (Federação dos Trabalhadores da Agricultura) e CPT (Comissão Pastoral da Terra) e não o MST. Porém, o informante não sómente garantia que manifestantes desse Movimento encontrava-se presente como informava que mais 1000 pessoas estavam chegando para engrossar o movimento e que tambem o Movimento Via Campesina (braço direito feminino do MST) também se fazia presente. Portanto, ninguém faltou à festa). 

7 comentários:

  1. Antenor,

    Gato por lebre não!!

    A invasão do Juá todo mundo sabe que em nada tem a ver com Sem Terra e/ou movimentos sociais.

    Tem a ver sim com o latifundiário Paulo Correia. Tem a ver sim com muitos comerciantes e empresários locais, alguns inclusive sócios da ACES que estão faturando mais um imóvel a preço de banana.

    Tiberio Alloggio

    ResponderExcluir
  2. Finalizando...

    O protesto com bloqueio da Fernando Guillhon é organizado por vários Sindicatos de Trabalhadores Rurais dos Municípios do Oeste do Pará e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura (FETAGRI).

    Por sinal uma ação totalmente desproporcional com o contexto das revindicações. Que acabou prejudicando os próprios moradores das Comunidades de Pajuçara, Santa Maria. Além dos que trabalham no Aeroporto e os que tem que viajar para ganhar o pão de cada dia.

    Latifundiários é que não foram atingidos nesse protesto.

    Tiberio Alloggio

    ResponderExcluir
  3. Caro Tibério -
    Acho que o inocente nessa história não sou eu.
    Dizer que o MST não está envolvido ou no mínimo por detrás dessa lambança é querer tampar o sol com peneira.
    Acabo de ser informado que mais 1000 pessoas já estão a caminho para se integrar a esses voluntariosos "trabalhadores".
    Agora lhe pergunto: A Daniela, mãe da Giovana, que tem que ir a trabalho esta madrugada terá que falar com quem para passar pelos urubús que se postaram na estrada e impedem a passagem.
    Creio que impedir o livre trânsito de pessoas é crime. Agora para esse pessoal, formação de quadrilha, invasão, depredação, queimada, armar bloqueios impedindo a passagem de pessoas de bem e que estão a trabalho e nada tem haver com a reinvindicações de "pseudos-trabalhadores", é total permissível.
    Acorda amigo Tibério.

    Antenor Giovannini

    ResponderExcluir
  4. Antenor,

    Tá na cara que foi mal informado. Eram 300 pessoas, que já se mandaram para o STTR.

    Assim como a grande maioria das informacoes que publica em seu Blog, além de não ser de fontes confiaveis, são de parte e totalmente prconceituosas.
    Tipico vestigio do ruralismo arcaico que ainda pretende impor um mundo que está desaband a cada dia.

    Tiberio Alloggio

    ResponderExcluir
  5. Caro editor,
    Não perca tempo com o incorrigível Tibério!
    Maior defensor do PT do Pará, no Brasil, no Mundo, da via láctea, do universo.
    Falácias, falácias, falácias!
    Rodrigo de Freitas

    ResponderExcluir
  6. Tibério -
    Creio que querer desestabilizar as informações e principalmente quem as repassa não seja o melhor caminho. O direito de não acreditar e não aceitá-las é livre mas, sempre querer impôr que sejam inverídicas não conjuga com livre direito.
    Com as atitudes que se observa no campo hoje, para quem andou, trabalhou por 40 anos pelos campos desse País, talvez o ruralismo a ser implantado (afinal é orquestrado e apoiado pelo próprio Governo Federal) seja esse de invadir e tomar a qualquer custo e de qualquer maneira.
    Aquele de trabalhar honestamente de sol a sol, plantar, produzir, e obter sua terra pelo suor do dia a dia está ultrapassado, está arcaíco.
    Esse tipo de gente inclusive está desabando..
    Tenha um bom dia

    Antenor Giovannini

    ResponderExcluir
  7. Acredito que o MST é um grande problema no Brasil inteiro. Vejo um grande despreparo por parte dos dirigentes que acham que com violência, vandalismo e falta de educação podem de apossar das terras que já possuem dono. Com uma palavra resumo o que sinto como brasileira: VERGONHA!!
    Viviane Camargo

    ResponderExcluir