sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Doping e mais doping


Daiane dos Santos é flagrada em exame antidoping

A ginasta Daiane dos Santos foi flagrada em exame com uso de Furosemida, um diurético que é considerado pela Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês) como dopante por mascarar o uso de outras substâncias, como esteroides.
O exame foi feito pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) fora de competição. A brasileira está suspensa preventivamente e tem até o próximo dia 13 de novembro para apresentar sua explicação, antes de uma decisão da entidade. Depois desta decisão sobre o caso, a ginasta terá 21 dias para apresentar sua defesa à entidade.
Especialista nas provas do solo, Daiane tem em seu currículo dois títulos mundiais, conquistados em Anaheim, nos Estados Unidos, em 2003, e em São Paulo, em 2006.
Atualmente com 26 anos, ela luta para se recuperar de contusão e duas cirurgias (para colocar e retirar uma placa de titânio do joelho direito) e poder voltar a competir.


Nota do Blog - Não cabe aqui qualquer julgamento se essa atleta realmente usou ou não doping, até mesmo porque, a atleta nem competindo estava. Mas, o que chama atenção e nisso nossas autoridades de forma geral, esportivas, médicas, policiais etc  precisam urgentemente sentar, discutir , analisar e principalmente investigar a fundo,  porque isso vem ocorrendo com uma frequência assustadora. Tivemos problemas com muitos atletas de ponta da natação, logo em seguida vários atletas do atletismo, que inclusive deveriam disputar as provas do Campeonato Mundial, e agora temos na ginástica artística. Já se comprovou envolvimento de técnicos, preparadores físicos. Até aonde isso é apenas uma questão pessoal do atleta, ou até aonde não estamos lidando com uma quadrilha dentro do esporte tentando de todas as formas fazer com que ele se sobressaia à todo custo, à qualquer prêço, afinal esporte pode alavancar cifras absurdas para projetos megalomâniacos. Ou será que isso é viajar demais na maionese? Hão de convir que é muito estranho. Um, dois, três atletas de modalidades diversas pode-se entender, mas nunca aceitar. Porém, a coisa vem de balde. E em várias modalidades !! E agora uma atleta de ponta , campeoníssima? Será apenas o desejo individual de se sobressair perantes seus adversários? Uma coisa é certa. Essa história que o atleta não sabe é conversa mole para boi dormir. Atleta profissional de ponta, de nível olímpico sabe o que pode e o que não pode fazer, usar.  Por isso, autoridades abram o olho e tratem de investigarem a fundo. Pode ser a ponta de iceberg podre)

Nenhum comentário:

Postar um comentário