segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Brincando com dinheiro alheio


Nas mãos de aliados de Sarney, Luz para Todos fracassa no Maranhão

O Luz para Todos acumula problemas no Maranhão, Estado natal do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), informa reportagem pela Folha de São Paulo.

O programa foi criado em 2003 pelo governo Lula para levar energia elétrica às casas da zona rural

Segundo a reportagem, a meta original de ligações ainda não foi atingida e o programa está sob suspeita de fraude. O TCU (Tribunal de Contas da União) apura indícios de que os responsáveis pelas instalações maquiaram o número de ligações realmente feitas.

No Maranhão, o projeto é administrado por apadrinhados pelo presidente do Senado.

A Folha informa que o tribunal diz que inspeções da Eletrobrás constataram 13 mil ligações a menos do que o total (103 mil) que havia sido reportado pelo Estado ao Luz para Todos. Outro ponto questionado pelo TCU é uma suposta incongruência técnica nos dados fornecidos pela companhia de energia do Maranhão, a Cemar.

A Eletrobrás continua comandada por diretores ligados a Sarney. 'Fui nomeado com aval do presidente Sarney, não tenha dúvida', reconhece José Antonio Muniz, presidente da estatal desde março de 2008.

Outro lado

A Cemar (Companhia Energética do Maranhão) e a Eletrobrás negaram a existência de qualquer tipo de fraude no programa.

Sobre as 13 mil ligações que teriam sido feitas a menos, a concessionária maranhense afirma que existe uma "diferença natural entre executar a obra e prestar contas à Eletrobrás", estatal responsável pelo programa.

Segundo a Cemar, "tão logo a ligação é concluída, o domicílio é computado no Luz Para Todos", mas isso só ocorre na Eletrobrás após detalhamento de gastos e pagamentos de fornecedores

Nenhum comentário:

Postar um comentário