sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Transferência de tecnlogia

Rússia pode transferir tecnologia de fertilizantes, diz ministro

Agência Estado - Uma delegação técnica da Rússia deve vir ao Brasil até o final do ano para discutir uma parceria para transferência de tecnologia de produção de potássio em troca de contratos de fornecimento de alimentos, informou nesta quinta-feira (15) o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Daniel Vargas. "Tivemos diálogos com as lideranças russas, que simpatizaram com nossa proposta.
Há uma vantagem evidente em se associar ao Brasil, grande fornecedor de alimentos", afirmou durante o 1º Fórum Inovação: Agricultura e Alimentos para o Futuro Sustentável.
Em sua palestra, o ministro classificou a dependência dos fertilizantes com um dos maiores desafios do setor. Segundo Vargas, o governo está trabalhando para estimular a pro dução de fertilizantes nitrogenados e de fosfatados.
O maior impasse está na produção de potássio, já que o Brasil importa 91% da demanda nacional. "Temos hoje a terceira maior jazida de potássio do mundo, que está na Amazônia, mas não há interesse em explorar.
Se o mercado não demonstra interesse, o Estado deve atuar juntamente com o setor privado para garantir o abastecimento do minério", afirma. Segundo Vargas, o governo estuda ainda parcerias com a Índia e a China, no intuito de garantir maior oferta de potássio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário