quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Comadre do Azeite

Nova oleaginosa

Recebo a visita do amigo Evaldo Viana que me traz uma série de documentos comprobatórios do alto índice de óleo encontrado numa oleaginosa de nome estranho :
Omphaela diandra ou mais popularmente "Comadre do Azeite".
Planta nativa amazônica e que lamentavelmente há mais de 20 anos ele e seu pai, sr Joaquim Viana Araújo, procuram os orgâos competentes na área agrícola, Ministério, EMBRAPA, para que se interessem no seu desenvolvimento agricola e comercial, que poderia atender um conjunto muito grande de pequenos produtores, executando um imenso trabalho social e principalmente ambiental.
A comadre-do-azeite é um arbusto da família das euforbiáceas, cujo nome científico é Omphalea Diandra. É um vegetal perene que produz umas amêndoas com 60% de teor de óleo.
Nas cartas-respostas desses orgãos apenas promessas mas efetivamente nada de concreto.
Como o blog começa a ter repercussão inclusive no exterior, fica aberto caso haja interesse em que se envie amostras, e os respectivos laudos da Unicamp (Universidade de Campinas/USP/Spo) dando autenticidade nos índices de teor de óleo.
Pelo interesse do País na produção de biodiesel sendo a mamona considerada o simbolo de produção para esse tipo de industrialização, fica a dica de que esta oleaginosa contém mais teor de óleo que a mamona, que a própria soja.
O que precisa é de mais pesquisa, e principalmente incentivo à sua produção.
O primeiro ciclo é aproximadamente de 5 anos. Depois da primeira poda o ciclo se renova a cada dois anos com produção perene.
Fica a dica e qualquer interesse por favos entre em contato com o blog ou através do e-mail: antenor.p@uol.com.br, que faremos com que haja contato entre o sr Joaquim/Evaldo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário