Americana é a 1ª mulher a ganhar prêmio Nobel de Economia
A americana Elinor Ostrom e o americano Oliver E. Williamson são os ganhadores do Prêmio Nobel de Economia de 2009, por causa de suas análises sobre gestão econômica e os limites das empresas, informou nesta segunda-feira o Riksbank da Suécia. Ostrom será a primeira mulher a receber um Nobel de Economia.
Ela recebe o prêmio devido a suas teorias sobre o papel das empresas na resolução de conflitos e sua análise de como as transações econômicas acontecem não só através dos mercados, mas também dentro das empresas, associações e famílias. Williamson somou a estas análises as relativas ao papel das empresas como estruturas de gestão alternativas e seus limites.
A economista desafiou o conhecimento convencional com estudos demonstrando que propriedades administradas por usuários como áreas madeireiras e ativos de pesca frequentemente eram melhor administradas do que as teorias padrão previam. A visão anteriormente aceita era de que a propriedade comum era má gerenciada e deveria ser ou centralmente regulada ou privatizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário