Porto graneleiro de Porto Velho bate recorde de exportação
Um projeto de mudança do local do Porto Organizado de Porto Velho está em análise pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit) e Ministério dos Transportes com a viabilidade de três lugares que podem ser os escolhidos para as novas instalações. Segundo José Marcondes Cerrutti, diretor presidente do Porto, ainda não é possível a divulgação já que não foi definido o lugar, e os estudos de impacto ambiental e estruturais ainda devem ser feitos. “Em um prazo de aproximadamente dois meses isso deve ser decidido”, afirma. Movimentando um total aproximado de R$ 5 milhões por ano no Estado, o Porto sempre bate o recorde anual de transação de produtos para exportação e importação.
Segundo Edemir, em 2008 foram exportados 2,6 milhões de toneladas de produtos, e a previsão para o fechamento deste ano é de 3 milhões de toneladas, o que representa mais da metade da capacidade do Porto, que é de 5 milhões de toneladas. “Quando o nível do Rio Madeira sobe, o número de entradas e saídas dobra, daí a necessidade de um novo Porto”, esclarece.
Os produtos que passam pelo porto são: soja, milho, madeira, açúcar, carnes, e adubo, sendo o último material importado e os demais exportados. “O Porto tem 11 berços de atracação para as balsas, e apenas um barco empurrador é capaz de levar 12 balsas de soja que são as maiores, com capacidade para 2 mil toneladas cada uma”, explica Edemir quando questionado sobre a diferença do transporte terrestre e fluvial. “Um barco empurrador com 12 balsas, com o total de 24 mil toneladas de soja, gasta a mesma quanti dade de diesel que uma carreta, que só tem a capacidade de transporte de uma tonelada. Isso garante mais economia, e ainda menos perdas de grãos como acontece ao longo da estrada”, completa.
Também é pelo Porto que passa a maioria dos carros que abastecem o mercado automobilístico de Manaus e Belém. Segundo o diretor presidente, a previsão para o ano de 2010 é de ampliação dos negócios para maior faturamento do Porto, gerando mais lucros para a economia do Estado. “Nós estamos acertando o transporte de importação de equipamentos para as usinas do Madeira, como turbinas e geradores, além de seus acessórios”, revela.
Marcondes diz que a idéia é conquistar as empresas que transportam pelos portos de Santos e Paranaguá. “Fazendo a importação de pneus e outros materiais do ramo para empresas locais, al ém de vidro para a Mirandex e peças de bicicletas para a fábrica de montagem de Pimenta Bueno nós vamos dar um salto, e já estamos nessa busca”, informa.
Nota do Blog - Realmente a nota é merecedora de aplausos. Quem teve oportunidade de conhecer e ver os números que o porto de Porto Velho fazia e vendo esses números é motivo de aplausos e mais aplausos uma vez que focando aumento de metas já há previsão de estudo de novas áreas. É o modernismo que se observa em Porto Velho, em Paranaguá, em São Francisco, no Maranhão, em Belém , no mundo , mas não se consegue ver por aqui. Aqui, por incrivel que pareça há reclamações que o porto atrapalha o observar do pôr do sol .... fazer o quê..
Apesar de todo romantismo que o pôr do sol possa produzir ainda creio que o mais importante seja dinheiro no bolso e barriga cheia... ver pôr do sol com fome e sem dinheiro não deve ser nada romântico ... Enquanto isso, os demais municipios com portos em suas regiões vão crescendo, se modernizando, gerando emprêgo e renda e nós , bem nós vamos sonhando vendo o pôr so sol ...
esse eu conheço, e é muito legal ver uma história que tive a aportunidade de participar." fiz parte disso " abraço JOSE ALFREDO
ResponderExcluirEstive a 10 dias atras em Porto Velho e realmente fiquei muito entusiasmado com o crescimento da cidade e a infraestrutura que estão viabilizando para a população. Tive que locar o ultimo veiculo na rent car, e fiquei admirado quando perguntei ao rapaz o tamanho da frota na cidade de porto velho disponivel para locação e ele me informou que era de 280 veiculos e estava locando o ultimo. So se ve obras para todos os lados, usinas hidreletricas e viadutos e futuramente a ponte sobre o madeira. È muito interessante quando uma cidade consegue ver o por do sol com o desenvolvimento, principalmente para as pessoas mais carentes, necessitadas de emprego e qualidade de vida.
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