quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Tudo se moderniza, menos por aqui


Porto graneleiro de Porto Velho bate recorde de exportação
Um projeto de mudança do local do Porto Organizado de Porto Velho está em análise pelo Departamento Nacional de Infra-estrutura e Transporte (Dnit) e Ministério dos Transportes com a viabilidade de três lugares que podem ser os escolhidos para as novas instalações. Segundo José Marcondes Cerrutti, diretor presidente do Porto, ainda não é possível a divulgação já que não foi definido o lugar, e os estudos de impacto ambiental e estruturais ainda devem ser feitos. “Em um prazo de aproximadamente dois meses isso deve ser decidido”, afirma. Movimentando um total aproximado de R$ 5 milhões por ano no Estado, o Porto sempre bate o recorde anual de transação de produtos para exportação e importação. 
Segundo Edemir, em 2008 foram exportados 2,6 milhões de toneladas de produtos, e a previsão para o fechamento deste ano é de 3 milhões de toneladas, o que representa mais da metade da capacidade do Porto, que é de 5 milhões de toneladas. “Quando o nível do Rio Madeira sobe, o número de entradas e saídas dobra, daí a necessidade de um novo Porto”, esclarece. 
Os produtos que passam pelo porto são: soja, milho, madeira, açúcar, carnes, e adubo, sendo o último material importado e os demais exportados. “O Porto tem 11 berços de atracação para as balsas, e apenas um barco empurrador é capaz de levar 12 balsas de soja que são as maiores, com capacidade para 2 mil toneladas cada uma”, explica Edemir quando questionado sobre a diferença do transporte terrestre e fluvial. “Um barco empurrador com 12 balsas, com o total de 24 mil toneladas de soja, gasta a mesma quanti dade de diesel que uma carreta, que só tem a capacidade de transporte de uma tonelada. Isso garante mais economia, e ainda menos perdas de grãos como acontece ao longo da estrada”, completa. 
Também é pelo Porto que passa a maioria dos carros que abastecem o mercado automobilístico de Manaus e Belém. Segundo o diretor presidente, a previsão para o ano de 2010 é de ampliação dos negócios para maior faturamento do Porto, gerando mais lucros para a economia do Estado. “Nós estamos acertando o transporte de importação de equipamentos para as usinas do Madeira, como turbinas e geradores, além de seus acessórios”, revela. 
Marcondes diz que a idéia é conquistar as empresas que transportam pelos portos de Santos e Paranaguá. “Fazendo a importação de pneus e outros materiais do ramo para empresas locais, al ém de vidro para a Mirandex e peças de bicicletas para a fábrica de montagem de Pimenta Bueno nós vamos dar um salto, e já estamos nessa busca”, informa.

Nota do Blog - Realmente a nota é merecedora de aplausos. Quem teve oportunidade de conhecer e ver os números que o porto de Porto Velho fazia e vendo esses números é motivo de aplausos e mais aplausos uma vez que focando aumento de metas já há previsão de estudo de novas áreas. É o modernismo que se observa em Porto Velho, em Paranaguá, em São Francisco, no Maranhão, em Belém , no mundo , mas não se consegue ver por aqui. Aqui, por incrivel que pareça há reclamações que o porto atrapalha o observar do pôr do sol .... fazer o quê..
Apesar de todo romantismo que o pôr do sol possa produzir ainda creio que o mais importante seja dinheiro no bolso e barriga cheia... ver pôr do sol com fome e sem dinheiro não deve ser nada romântico ...  Enquanto isso, os demais municipios com portos em suas regiões vão crescendo, se modernizando, gerando emprêgo e renda e nós , bem nós vamos sonhando vendo o pôr so sol ... 

2 comentários:

  1. esse eu conheço, e é muito legal ver uma história que tive a aportunidade de participar." fiz parte disso " abraço JOSE ALFREDO

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  2. Estive a 10 dias atras em Porto Velho e realmente fiquei muito entusiasmado com o crescimento da cidade e a infraestrutura que estão viabilizando para a população. Tive que locar o ultimo veiculo na rent car, e fiquei admirado quando perguntei ao rapaz o tamanho da frota na cidade de porto velho disponivel para locação e ele me informou que era de 280 veiculos e estava locando o ultimo. So se ve obras para todos os lados, usinas hidreletricas e viadutos e futuramente a ponte sobre o madeira. È muito interessante quando uma cidade consegue ver o por do sol com o desenvolvimento, principalmente para as pessoas mais carentes, necessitadas de emprego e qualidade de vida.

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