quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Guia de Transporte Eletrônica


Pará lança Guia de Transporte Animal Eletrônica
Compromisso foi assumido pela governadora Ana Júlia Carepa no Termo de Ajuste de Conduta assinado com Ministério Público Federal em julho. 
O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, e a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, lançam em Marabá, na quarta-feira (9-12), a Guia de Transporte Animal (GTA) eletrônica. 

Este mecanismo permite acompanhar, em tempo real, via satélite, a sanidade e a comercialização do rebanho bovino e bubalino paraense, dentro e fora do estado, estimado em 18 milhões de animais, o quinto maior do país. 
Para implantar a GTA é necessário fazer o recadastramento georreferenciado da propriedade, onde é instalado um ponto de GPS monitorado via satélite. 
Até o momento, 19 mil propriedades rurais foram recadastradas em seis municípios do sudeste paraense: Marabá, Eldorado dos Carajás, São Félix do Xingu, Tucumã, Ourilândia do Norte e Água Azul do Norte. 
Nestes municípios se concentram pouco mais de 3,8 milhões de bovinos e bubalinos, que representam 21% do rebanho do Estado. A meta é chegar até o final deste ano com 80 mil propriedades recadastradas e atingir até junho de 2010 a marca de 120 mil. 

No momento em que é digitada, a GTA eletrônica já está disponível, para consulta, em qualquer lugar do País, permitindo o controle e a averiguação em tempo real das informações. 
Outra vantagem do sistema eletrônico é que contribui para o aumento da arrecadação, com previsão de crescimento de até 50%, a partir da emissão do docume nto eletrônico, que é obrigatório para transporte e comercialização do gado, ainda que na mesma cidade. 
 Hoje, com a GTA manual, um formulário de quatro vias, a arrecadação gira em torno de R$ 12 milhões ao ano. Mas, segundo dados da Secretaria de Agricultura, o estado deixa de arrecadar outros R$ 6 milhões nas operações de compra e venda de bovinos e bubalinos, devido a possibilidade de erros e fraudes do sistema manual. 

Considerada um avanço no controle sanitário no Estado, a adoção da GTA foi um dos compromissos assumidos pela governadora Ana Júlia Carepa na ocasião da assinatura do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) em julho passado entre o Ministério Público Federal (MPF), governo, produtores e frigoríficos após o MPF recomendar às grandes redes de supermercados não comprar carne do estado. 
A recomendação teve base em um estudo que comprovou que parte dessa produção vinha de propriedades que não estavam em acordo com as leis ambientais e trabalhistas. 

Nota do Blog - Não acredito , mas,  pode ser que a região Oeste já tenha essa GTA e por isso não se observa nessa lista de municipio algum da região Oeste. 
Talvez o gado daqui seja diferente do gado de lá e por isso não estão na lista, hehehe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário