domingo, 27 de dezembro de 2009

Natal - Jesus e a Amazônia de hoje

Aniversário de Jesus, e se Ele tivesse nascido 30 anos atrás aqui na Amazônia?

Padre Edilberto Sena

Hoje acontece mais um aniversário de Jesus de Nazaré, Emanuel, Deus conosco na fé cristã. Os povos festejam essa data de diversos modos.

Uns, piedosamente, outros mais cristãmente e ainda outros, festejam a data de modo pagão, num total desrespeito ao Nazareno, Filho de Deus, que se despojou de seu poder divino, ao passar 9 meses no ventre da moça de Nazaré, tornando-se em tudo igual a todos os seres humanos, menos no pecado.
Os que festejam de maneira pagã, dão mais importância ao deus lucro e utilizam o mitológico papai Noel como instrumento de propaganda comercial. Os que festejam de olhos presos no menino Jesus do presépio, esquecem logo no dia seguinte o significado.

Vivendo na Amazônia, neste período de discussões sobre mudança climática e sobre
Amazônia devastada e eldorado de minérios e madeiras preciosas saqueados pelo capital, será interessante uma reflexão natalina sobre Jesus e a Amazônia.
Se Jesus Cristo, que nasceu, cresceu e adquiriu consciência de sua vocação, na sua terra, a Galiléia e portanto, assumiu sua missão a partir dos problemas e esperanças do povo daquela região, se ele nascesse 30 anos atrás, numa comunidade ribeirinha da Amazônia e então hoje, aos 30 anos de idade, vendo o que está ocorrendo nesta região, com grilagem de terras, destruição de meio ambiente por madeireiros e mineradoras, omissões de órgãos públicos diante do desastre, planos perversos de construir tantas hidrelétricas, narcotráfico, etc, como será que ele agiria?

Jesus aplaudiria as obras do PAC? Diria que as hidrelétricas são necessárias para o desenvolvimento da Amazônia? Diante da poluição dos igarapés e dos rios, será que ele incluiria esses assuntos em seu evangelho? Ou será que ele ficaria indiferente? Ou será que ele diria que essas coisas estavam fora de sua missão?
Falaria Jesus às autoridades públicas de hoje, como falou a Herodes, Pilatos e aos
sacerdotes da Palestina? Falaria ele aos corruptos que se enriquecem à base de propinas e sonegação, como falou aos Saduceus de seu tempo?

E assim por diante, o que diria ele às igrejas tão divididas, cada uma dizendo que é sua verdadeira seguidora? O que diria ele a cada líder social e religioso, a padres, pastores e bispos, seus hoje apóstolos como Pedro e os outros?
Para buscar resposta a essas questões temos que olhar nos evangelhos, como agia o Nazareno, hoje aniversariando, como foi que ele encarou os demônios e as pragas de seu tempo.

Assim saberemos como ele agiria hoje e como ele espera que seus seguidores também se comportem. Não basta cantar piedosamente o Noite Feliz, distribuir uns presentes e roupas usadas aos pobres neste dia apenas. O Natal é uma data muito comprometedora para cada ser humano e mais ainda para quem se diz cristão.
Feliz natal! É mesmo?

(*) Sacerdote e Diretor da Rádio Rural

Nenhum comentário:

Postar um comentário