sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Os altos e baixos de 2009


Humberto Peron (*)

Chegou o momento ideal para realizarmos um balanço do que fizemos durante o ano, para avaliarmos quais foram nossos acertos e nossos erros. Aproveitando os últimos dias de 2009, Futebol na Rede faz um balanço dos times, jogadores, dirigentes e técnicos que, atuando no Brasil, tiveram destaque no ano, sem esquecer daqueles que tiveram problemas e terminaram a temporada em baixa.

Altos
Dunga - O treinador da seleção termina 2009 em situação bem melhor do que a do começo do ano. Não se discutem os excelentes resultados que ele teve. Classificou a seleção com antecedência e sem sustos para a Copa-2010. Ganhou a Copa das Confederações e conseguiu bater grandes adversários, como a Argentina --na casa da nossa rival-- e teve atuações convincentes contra a Itália, a atual campeã do mundo.

Marta - A jogadora sai consagrada após conquistar pela quarta vez consecutiva o título de melhor jogadora do planeta. Digo sem nenhuma dúvida de errar, que ela representa para o futebol feminino, o mesmo que Pelé representou para os homens na década de 1950. Com o surgimento de Marta, o Brasil, conseguiu ser finalmente uma potência da modalidade, mesmo com a precária estrutura do esporte no país. Neste ano, com a sua passagem pelo Santos, vimos como ela consegue levar público aos estádios.

Flamengo - O título de campeão brasileiro mostrou que o Flamengo, mesmo sem ter uma grande estrutura, é uma potência do nosso futebol e que com um pouco de organização consegue enfrentar qualquer clube do país. Também não podemos deixar de citar o técnico Andrade, que conhecendo como poucos os bastidores da Gávea, acertou o time taticamente e conseguiu comandar um grupo que apresentava vários problemas de disciplina. Na campanha brilharam também o goleiro Bruno, o herói Ronaldo Angelim, o meia Petkovic, que deu brilho ao time, e o artilheiro Adriano, que de volta às suas origens voltou a ter prazer em jogar futebol.

Fluminense - A reação para escapar do rebaixamento foi antológica. O que a equipe jogou nas últimas partidas do Brasileiro é para ficar na memória dos torcedores de qualquer equipe. Como pilares dessa salvação do Fluminense, estão o técnico Cuca, o meia Conca e o atacante Fred, que depois de se recuperar de uma contusão resolveu várias partidas com o seu faro de artilheiro.

Vasco - Conseguiu superar o trauma da queda e conseguiu o acesso, até com certa tranquilidade. O clube apostou no trabalho do técnico Dorival Júnior*e teve em Carlos Alberto*, que parece agora só querer jogar futebol, a sua grande estrela. Ainda na Série B, também devem ser lembrados Guarani, Atlético-GO e Ceará que estarão na primeira divisão em 2010.

Ronaldo - Mostrou em campo que ainda pode fazer a diferença. Foi fundamental para o Corinthians nas conquistas do Campeonato Paulista e na Copa do Brasil, no primeiro semestre. Ídolo, arrastou aos estádios um grande número de torcedores que só foram ao campo para ver o atacante.

Campeonato Brasileiro - Ninguém pode dizer que o Nacional desse ano não foi muito emocionante. Pode se questionar o nível técnico das nossas equipes, mas o torneio atraiu a atenção de todos. O aumento do público nos estádios prova que o sistema de pontos corridos caiu no gosto do torcedor e que a fórmula consegue reunir vários jogos decisivos no mesmo instante.

Silas - O treinador do Avaí fez um trabalho excelente no clube catarinense. Agora, no Grêmio o técnico, com um time que faz mais investimentos, terá mais chances de provar se é um técnico diferenciado. Aliás, aqui vale também um registro para o Avaí, que fez uma grande campanha no Nacional.
Cruzeiro e Internacional - Está certo que esses clubes conquistaram apenas os títulos estaduais e perderam alguns torneios que estiveram muito perto de ganhar. Mas, eles merecem destaque porque estão sempre aparecendo como protagonistas dos torneios que disputam, mesmo com menos receitas do que os clubes do eixo Rio-São Paulo.
América-MG, ASA, Icasa e Guaratinguetá - Passaram pelo funil da Série C e no ano que vem disputarão a segunda divisão do Brasileiro. Que os exemplos de Guarani e Atlético-GO, que subiram direto duas divisões, sirvam de inspiração para esses clubes.

Baixos
Arbitragem - Foi muito ruim o nível de atuação dos nossos árbitros. Eles cometeram erros terríveis e mudaram o resultado de várias partidas. É triste, mas a verdade é que não temos nem dez árbitros que possam dirigir os jogos da Série A sem problemas. O problema é que vamos precisar de algum tempo para formar uma nova geração de árbitros, isso se quem comandar a arbitragem no Brasil for competente, o que não acontece há muito tempo.

Tribunais Esportivos - O que não faltaram foram decisões polêmicas, algumas sem nenhum sentido. Faltou coerência nos julgamentos, pois vários casos semelhantes tiveram penas totalmente diferentes. Que, no próximo ano, tenhamos que falar menos o nome de juízes e auditores.

Jobson - No momento que o tinha tudo para brilhar na carreira, foi pego, duas vezes, no antidoping por uso de cocaína. O que não se pode agora é abandonar o jogador. É preciso dar todo o apoio para que ele resolva seus problemas.

São Paulo - O São Paulo, mesmo brigando pelo título brasileiro, em nenhum momento do ano mostrou a força que teve nos últimos anos. As contratações não deram certo e o clube, sempre muito forte nos bastidores, teve algumas derrotas longe dos gramados.

Palmeiras - Fez grandes investimentos, mas perdeu de maneira bisonha o Campeonato Brasileiro e ainda conseguiu perder a vaga para a próxima Taça Libertadores. O time desmontou quando ficou sem alguns jogadores importantes e a diretoria demorou em tomar alguma atitude quando era visível, pela queda de rendimento do clube, que havia problemas de relacionamento dos jogadores. Também decepcionou o trabalho do presidente Luiz Gonzaga Beluzzo, que aparecia como uma novidade, mas se comportou com os mesmos vícios de velhos dirigentes.

Violência no Couto Pereira - Nada justifica as cenas de barbárie que aconteceram no estádio do Coritiba na última rodada do Brasileiro. O clube já tomou uma pena dura, que espero que seja mantida. Agora, se espera que os vândalos que invadiram o gramado e cometeram todo tipo de agressão sejam punidos com cadeia.

Muricy Ramalho e Vanderlei Luxemburgo - Apontados como os grandes treinadores do nosso futebol, os dois tiveram um ano ruim. Muricy Ramalho foi dispensado do São Paulo e no Palmeiras não conseguiu ser sombra do treinador que tem capacidade de ser. Já Vanderlei Luxemburgo, depois de ser demitido do Palmeiras, esteve no Santos e pouco fez.

Futebol pernambucano - Náutico e Sport caíram para a Série B, o Santa Cruz foi desclassificado no início da Série D. Uma pena para os torcedores pernambucanos, que adoram futebol e já viram seus clubes, por tanto tempo, brigando em igualdade de condições com os grandes do futebol brasileiro.

Bom, já usei esta frase nos últimos anos, mas não custa nada repetir: Um excelente 2010 para todos nós e que os nossos times só tenham altos no próximo ano.
Até a próxima.

(*) É jornalista esportivo, especializado na cobertura de futebol, editor da revista "Monet" e colaborador do diário "Lance". Escreve para a Folha Online .

Nenhum comentário:

Postar um comentário