sábado, 26 de setembro de 2009

Lugar mais remoto do mundo


Nós vivemos em um mundo tecnologicamente avançado e interconectado. Lugares impossíveis de chegar um dia, são hoje acessíveis por sistemas de rodovias, hidrovias e rotas aéreas.
Apesar da facilidade com que contatamos pessoas do outro lado do globo - seja com um clique de mouse , seja com uma carta tradicional -, cerca de 10% da Terra está a mais de 48 horas de distância da cidade mais próxima [fonte: O'Neill].
Embora nos últimos anos tenha ficado definitivamente mais
fácil chegar a terras distantes, há muitos lugares no mundo que permanecem inacessíveis, desabitados ou isolados - em outras palavras, os mais remotos lugares da Terra.

Para determinar se uma localidade se qualifica como "remota", você deve considerar a inacessibilidade do lugar (qual a dificuldade de chegar ao lugar) e seu isolamento (a distância da localidade habitada mais próxima). Em termos de inacessibilidade, o ponto mais distante do mar é o Polo de inacessibilidade da Eurásia,no norte da China, que está localizado a mais de 2.500 km de qualquer oceano.
O ponto mais longe da terra é Point Nemo, que está no Pacífico Sul, a mais de 2.500 km de qualquer massa de terra [fonte: Murrell]. Nenhuma dessas localidades é habitada por seres humanos.

Qual é o lugar habitado mais remoto da Terra?
Uma ilha chamada Tristão da Cunha. Os cerca de 270 residentes do arquipélago veem um navio de correio apenas uma vez por ano [fonte: Weaver].
Tristão da Cunha está localizada a 37º Sul e 12º Oeste, a 2.000 km de Santa Helena e a 2.800 km do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul, que fica no continente mais próximo.
Tristão da Cunha tem forma circular, com cerca de 10 km de diâmetro e área total de apenas 78 km2.
Como em qualquer país do Hemisfério Sul, Tristão da Cunha tem verão de dezembro a março e inverno de junho a setembro.
Durante os meses de inverno, o pico vulcânico central de Tristão, que chega a 2.010 m de altitude, fica coberto de neve. Tristão da Cunha, a ilha principal, é a única habitada da cadeia.
As outras ilhas que formam o arquipélago - Nightingale, Stotenhof, Gough, Middle e a apropriadamente chamda Inacessível - não são populadas por humanos
 
(por Sarah Winkler - traduzido por HowStuffWorks Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário