domingo, 20 de setembro de 2009

Aos amigos apicultores

Apicultores de todo o Brasil agora podem contar com ferramentas gerenciais para auxiliar no planejamento e acompanhamento do seu apiário e da sua produção.

Desenvolvida pelo Sebrae em Tocantins, as ferramentas do Gestapi tornaram-se ícones de inovação do segmento. Lançado em novembro de 2008, em Palmas, o Gestapi foi adotado como ferramenta padrão pelo Sebrae Nacional em janeiro de 2009, o que permitiu que produtores de mel de todo o País utilizassem essa tecnologia em beneficio do seu empreendimento. A procura vem sendo cada vez maior.
O site do Sebrae registrou, desde novembro de 2008, mais de 2.430 downloads do simulador gerencial, uma planilha eletrônica que possibilita ao empreendedor um controle sobre o andamento do seu negócio. O site disponibiliza também um livreto que contém orientações sobre a apic ultura: produção, custos e preços de vendas. Em breve o calendário apícola também poderá se adquirido pelos produtores.

A ferramenta é em forma de um tabuleiro que contém três discos, sendo dois em PVC e um metálico. Os discos enumeram as floradas apícolas, os meses do ano e fases biológicas das abelhas. Uma seta situacional pontua a realidade do apiário de acordo com a última visita realizada pelo apicultor. Imãs coloridos demarcam a produção mensal do apiário. Através dessa ferramenta o produtor consegue melhor visualização de seu apiário, obtendo assim um diagnóstico eficiente, o que facilita na tomada de decisões.

O idealizador das ferramentas, o analista técnico do Sebrae/TO, José Carlos Bessa, fala sobre a importância do Gestapi para o setor. “As pessoas devem tr abalhar com o que gostam e devem obter lucro com o que trabalham. Essas ferramentas foram desenvolvidas para suprir as necessidades da apicultura. Com controles gerenciais o apicultor verá sua atividade como um verdadeiro empreendimento. Essa é uma forma de educá-los quanto ao uso da tecnologia, que vem sendo o diferencial no agronegócio nos dias atuais” pontuou Bessa. Jânio Valadares, gerente do Núcleo Regional Sul do Sebrae/TO, divide o mesmo ponto de vista do analista. “A procura pelas ferramentas só confirma a importância da aplicação dos controles gerenciais na produção apícola. Isso reflete na produtividade e no lucro obtido pelos apicultores” afirmou Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário