quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Presentes para uns, castigos para outros

Em Santa Catarina o governador Luiz Henrique da Silveira deu aos suinocultores catarinenses o maior presente que eles poderiam receber, ou seja, zerou o ICMS sobre a venda de carne in natura e animais vivos para outros estados, que era de 12%. O decreto foi assinado em Chapecó ontem, aniversário do município. A redução vale a partir de 1º de setembro e se estende até 30 de novembro. De acordo com dados do governo, houve queda de consumo de 20% no mercado interno em seis meses.


Enquanto isso no Pará a governadora Ana Júlia Carepa penaliza os comerciantes em geral, principalmente os pequenos e médios enquadrados no Simples, obrigando-os ao recolhimento antecipado do ICMS.

Ou seja, quando há entrosamento entre governo e setor produtivo existe a liga que consegue fazer que nos momentos difíceis haja possibilidade de contornos e todos possam voltar a respirar, mas, quando a visão é unicamente de arrecadar principalmente para cobrir excessos de despesas públicas, como é o caso do Pará, se penaliza justamente aquele que gera emprego e renda.

Aos prejudicados a lembrança que 2010 está chegando e sua melhor forma de responder a essas barbáries, é no ato de votar. Pense bem em quem sufragar o seu voto para depois não reclamar o leite derramado, porque serão mais 4 anos até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário