quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Brasil com carga total


Sondagem aponta plantio recorde de soja no país, com potencial para 64,64 milhões de toneladas. 
Milho perde área, mas ganha produtividade. 
Desempenho está nas mãos do clima As apostas foram definidas, e agora a produção só depende do clima.
A agricultura brasileira remanejou espaços e tem potencial para superar recordes de 2007/08. Ao final da primeira etapa do levantamento de campo, a Expedição Safra RPC estima que a soja cobre 22,84 milhões de hectares, área 5% maior que a do ciclo passado e sem precendentes no país. O potencial é para 64,64 milhões de toneladas, o maior volume já alcançado nesta cultura.
 
O milho de verão cobre 8,16 milhões de hectares, área 5% menor que a de um ano atrás, mas pode render 32,96 milhões de t oneladas. Considerando uma provável produção de 19,63 milhões de toneladas na 2ª safra, o país pode chegar a 52,59 milhões de toneladas de milho, o segundo maior resultado da história, superado apenas em 2007/08.
As duas culturas, que representam 80% da produção nacional de grãos, devem chegar a 36 milhões de hectares e a 117,22 milhões de toneladas, prevê a Expedição.
Durante a sondagem do plantio, técnicos e jornalistas percorreram 21,4 mil quilômetros em 12 estados, do Rio Grande do Sul ao Maranhão, nova fronteira agrícola do país.

As previsões são de produtividade 6,9% melhor na soja e 11,7% melhor no milho, índices que se sustentam não só na ex­­pectativa de um clima me­­lhor, mas também na redução dos custos de produção, principalment e dos fertilizantes, que está permitindo maior investimento em tecnologia.
Com área e produtividade maior, a produção da soja tende a crescer 12,3% nesta sa­­fra, na comparação com os nú­­meros da Companhia Nacional de Abas­tecimento (Conab) do ano passado.

O milho terá produção 1,88% menor.
O incremento de 11,7% na produtividade será quase suficiente para compensar a redução de 12,1% na área de cultivo. Se o clima colaborar e o de­­sempenho da produção brasileira confirmar as tendências apontadas pela Expedição Safra, o país pode retomar o crescimento in­­terrompido no ciclo anterior e perseguir a meta de 145 milhões de toneladas de grãos. Com um volume total estimado acima de 117 milhões de toneladas, soja e milho darão contribuição decisiva nesse se ntido.

As maiores safras de soja e milho do Brasil foram de 60 e 58 milhões de toneladas, respectivamente, na temporada 2007/08, quando a safra nacional de grãos apurada pela Conab superou as 144 milhões de toneladas.
No ciclo passado, por conta da estiagem que prejudicou a Região Sul, houve um recuo para 135 milhões de toneladas

Nenhum comentário:

Postar um comentário