segunda-feira, 16 de março de 2015

Onde estão os novos líderes?

Antenor Pereira Giovannini (*) 

Uma demonstração de civismo que de há muito não se via nesse País e com o agravante de ter ocorrido em paz, com serenidade e consciência. O discurso de que somente os eleitores contra a presidência é que foram às ruas é mais uma falácia de quem quer esconder o sol com a peneira. Não querer enxergar. 

Certamente milhares de eleitores da presidente estão descontentes com as mazelas, com os desvios, com a falta de transparência, da falta de punição exemplar aos corruptos, afora as questões de economia que afetam à todos sem exceção. 
Ou por acaso somente a elite irá pagar o abusivo aumento de luz que vem por aí? 
Ou o aumento de impostos não se torna uma bola de neve e irá sobrar para o povão pagar a conta? 

Enfim, se tivessem um pingo de consciência dariam ao povo uma resposta convincente para que acreditassem em mudanças radicais após essas manifestações. Porém, enviando dois paus mandados para discursarem, inclusive um falando diferente do outro, chega-se a conclusão que a esperança se torna pífia de que algo de impactante em prol da sociedade irá ocorrer. 

É óbvio que pedir impeachment da presidente nesse momento se torna extremamente difícil em termos jurídicos pela necessidade de amplas provas para sua retirada do cargo. Pode-se alardear que haja indícios de improbidade administrativa, eventual financiamento de dinheiro ilícito para campanha, etc, mas precisam provas e depois ainda passar pelo crivo do Congresso, do Senado ... e portanto, é um caminho muito longo e difícil. 

E vem a pergunta principal? Quem assumiria numa eventual saída da presidente? 
O vice- presidente, o presidente do Senado, o presidente da Câmara ? 
Convenhamos que se trata de uma brincadeira de mau gosto diante das eventuais possibilidades de substitutos tão claramente incompetentes e sem quaisquer condições para assumirem o cargo .. ou seja ruim com ela , pior sem ... 

Mas o que mais chama atenção é a total falta de novos líderes. 
O País não conseguiu nesses anos todos pós ditadura em formar líderes autênticos e principalmente com formação e estrutura para assumir grandes cargos. 
Velhos e repetidos nomes que ao longo dos anos vão se perpetuando no poder e sem qualquer interesse que as coisas mudem para que dessa forma eles continuem a fazer o que sempre fizeram ou seja Nada. 

Não existem jovens em que se pode visualizar qualquer indício que no amanhã se transformará num líder autentico . Sem renovação torna-se difícil imaginar que alguma coisa a curto prazo possa ser modificado e a pergunta vai continuar rodando .... 

Onde estão os novos líderes políticos desse País ? ... 

(*) Aposentado e morador em São Paulo

Um comentário:

  1. Um País sem cultura e sem qualquer interesse em ter uma cultura política não tem como criar novos líderes . Utopia pensa isso nos tempos atuais .

    ResponderExcluir