sábado, 28 de março de 2015

Filme Cinderela

Nova versão de "Cinderela" aposta nos efeitos visuais e carisma de Lily James 

Uol Cinema 

Fábula com origem no século 17, que rendeu o famoso clássico de animação da Disney, em 1950, além de diversos outros filmes, Cinderela passa por uma nova repaginação, numa versão live action, dirigida por Kenneth Branagh, que estreia nesta quinta (26). Cinderela agora é interpretada pela carismática jovem atriz inglesa Lily James (a lady Rose da série "Downton Abbey"). 

Contando com o precioso suporte de bons efeitos visuais e do magnífico figurino da premiada Sandy Powell (três vezes vencedora do Oscar), Branagh compõe um espetáculo de encomenda para seduzir o olhar, sem afastar-se muito das premissas originais da história. Todos os elementos conhecidos estão lá, a diferença está no ritmo e no tempero de cada situação. 

Lily James compõe uma heroína adorável, uma mistura precisa de ingenuidade e coragem, na medida certa para suportar o sofrimento imposto pela perda dos pais (Hayley Atwell e Ben Chaplin) e sua transformação em serva da madrasta (Cate Blanchett) e das irmãs adotivas (Sophie McShera e Holiday Grainger). 

O roteiro de Chris Weitz e o talento de Cate Blanchett permitem à personagem da madrasta elevar-se um pouco além do maniqueísmo da malvada-mor da história, dando-lhe motivações humanas —afinal, uma viúva com duas filhas e pouco dinheiro tinha realmente poucas opções naquele contexto em que ela vive. 

Sempre que possível, infiltra-se humor, como na situação em que Cinderela conhece o príncipe (Richard Madden, da série "Game of Thrones") —uma sucessão de mal-entendidos e meias-verdades, mas temperada com suficiente romantismo. 

Da mesma forma, a fada-madrinha disfarçada de mendiga (Helena Bonham-Carter) proporciona momentos engraçados. Mas não menos fascinantes visualmente, já que aí se processa a mágica da transformação de uma abóbora em carruagem, de gansos em cavalos e sapos em pajens, tudo isso para levar Cinderela ao baile do príncipe. Essa transformação, bem como o retorno apressado pelas badaladas da meia-noite —limite dado pela fada-madrinha—, são nada menos do que impressionantes, por mais que se conheça a história. 

Enfim, embora tenha surpreendido a escolha de Kenneth Branagh, um diretor versátil, desde o épico "Henrique V" (89) à aventura de ação "Operação Sombra: Jack Ryan" (2014), mas sem intimidade com histórias infanto-juvenis, o resultado é agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário