domingo, 23 de novembro de 2014

Brasil precisa recuperar 60 milhões de hectares de pastagens até 2023

Globo Rural 

O Brasil precisa recuperar cerca de 60 milhões de hectares de áreas de pastagens com baixa produtividade para poder evoluir em direção a uma economia verde até 2023. 
O alerta é da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), que divulgou a segunda fase da coletânea de estudos “Diretrizes para uma Economia Verde no Brasil”. 

No trabalho, a pesquisadora Susian Martins conclui que 50% dos pastos brasileiros estão em processo de degradação. Segundo ela, de modo geral, a causa é o manejo inadequado e deficiências na conservação. Com o avanço do processo, a área perde cobertura vegetal e o teor de matéria orgânica do solo, promovendo a liberação de CO2 para atmosfera. 

Ainda de acordo com a pesquisadora, quando se investe para repor os nutrientes, o produtor assegura uma dieta de melhor qualidade para o gado, reduzindo o tempo de abate e aumentando a produtividade. “Para estimular essa melhoria, os produtores têm recorrido ao Programa ABC, linha de crédito do Plano ABC criada em 2010 após o Brasil assumir voluntariamente o compromisso de reduzir as emissões de Gases de Efeito Estufa”, diz o comunicado da Fundação. 

Ainda de acordo com a pesquisadora, a meta de recuperar 60 milhões de hectares de áreas de pastagens com baixa produtividade e baixa lotação é bem mais ampla que a do Plano ABC, de 15 milhões de hectares. Na opinião dela, é preciso capacitar 10 mil técnicos até 2023. 

“No estudo, eu mostro a distribuição espacial dessa assistência técnica. Infelizmente ela não está chegando ao Nordeste, que é a região que mais concentra propriedades de agricultura familiar. Hoje, há muito gargalo e carência desse serviço em estados do Norte, do Nordeste e no Norte de Minas”, explica, conforme o comunicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário