sábado, 7 de fevereiro de 2015

Cultivo em estufas é o futuro?

Syngenta

É o sonho de muitas pessoas que gostam de plantas ter uma estufa. 
Imagine poder controlar a temperatura, quantidade de água e ainda deixar sua plantinha longe de pragas? Pois é, mas você sabia que essa técnica já é muito utilizada na agricultura, e muito produtores dizem que ela é o futuro?

As estufas estão sendo cada vez mais utilizadas no mundo, principalmente em países de climas adversos, pois proporcionam um microclima adequado para cada cultura, algo muito difícil de conseguir no cultivo aberto. Outras características do uso de estufas são: evita erosão do solo, economia de água e o agricultor tem a opção de fazer colheitas fora de época, garantindo maior lucro. Além disso, há um maior controle sobre pragas e doenças, permitindo alimentos com mais qualidade. 

Nesses últimos anos foi implementado em algumas estufas (como na Biofóbica da Syngenta, em Itápolis) a substituição da lâmpada incandescente por iluminação de LED, que utiliza menos energia elétrica. Esse tipo de tecnologia é capaz de emitir luz em faixas específicas, que auxiliam no melhor desenvolvimento da planta. 
Por exemplo, a cana de açúcar absorve, principalmente, o espectro de luz azul, verde e vermelho para realizar a fotossíntese, e pouco amarelo e laranja. O LED é capaz de fazer essa divisão, lâmpadas incandescentes não. 

O cultivo em estufa está ligado diretamente com o aumento da produtividade, sendo muito importante na diminuição do desperdício. O desafio hoje é reduzir os custo de implementação das estufas, que exigem investimentos iniciais ainda significativos para produção em larga escala.

Nenhum comentário:

Postar um comentário